Grupo de Trabalho é criado para discutir projetos ferroviários
O governo do Estado criou um Grupo de Trabalho para discutir projetos ferroviários em Santa Catarina. Representantes do Estado, setor produtivo, empresas concessionárias e portos catarinenses constituem esse grupo. A criação do Grupo de Trabalho tem o objetivo ampliar a discussão sobre os projetos em andamento e futuras propostas para novos trechos ferroviários.
O governador Jorginho Mello expressou que a necessidade de impulsionar projetos importantes em Santa Catarina motivou a criação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias. Além disso, é preciso transformá-los em ações concretas.
O secretário Beto Martins enfatiza que estão em andamento dois projetos que serão concluídos até outubro de 2024. Entretanto, é fundamental discutir ideias e propostas com a sociedade antes de definir qualquer outro traçado ferroviário.
Portaria publicada no Diário Oficial do Estado estabeleceu o Grupo de Trabalho para discutir projetos ferroviários. Estão inclusos representantes da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Secretaria de Estado de Infraestrutura, Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), Federação das Indústrias de SC (Fiesc), entre outras.
Atualmente, o Estado investe R$ 31,5 milhões em dois projetos para novos trechos de ferrovias. Eles totalizam 381 km e aumentam a malha ferroviária catarinense em 50%. Com isso, além de acompanhar o progresso desses projetos, o Grupo de Trabalho discutirá o futuro de novas propostas e trechos adicionais. Primordialmente, a ideia é melhorar as conexões entre as regiões do estado e com os portos que ligam Santa Catarina ao resto do mundo.