Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024 Rio do Sul
  • WhatsApp Image 2024-05-07 at 08.18.56

Frio intenso pode provocar geada e temperaturas negativas na Serra nesta quarta-feira

Na quarta-feira, 15, o amanhecer será ainda mais gelado, com mínimas entre 0 e 5°C


Por Giulia Bibow Publicado 14/05/2024 às 17h32
Geada na Serra catarinense
Geada na Serra catarinense. Foto: Ricardo Wolffenbüttel Secom

O sistema de monitoramento meteorológico da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a chegada de uma massa de ar frio, que está se deslocando pelo estado. Essa mudança traz consigo temperaturas negativas. Iniciando nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e se estendendo para todo o território. E até mesmo geada pode ocorrer na Serra catarinense.

Além disso, entre as regiões afetadas, o Litoral Norte é onde se espera a maior diminuição nas temperaturas. Se na segunda-feira os termômetros marcaram 35°C, a previsão para terça-feira, dia 14, é de que a temperatura máxima não ultrapasse os 15°C.

Diante desse cenário, a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil recomenda que a população se prepare, adotando medidas de proteção, como o uso de agasalhos adequados, especialmente durante as noites e madrugadas. Além disso, é necessário estar atento aos cuidados com a saúde, principalmente para grupos mais vulneráveis aos efeitos adversos do frio.

Previsão de frio intenso até quarta-feira

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu uma Observação Meteorológica, alertando para a continuidade das temperaturas baixas em todo o estado durante esta semana. Assim, na terça-feira, as temperaturas permanecerão baixas, com máximas variando entre 14 e 17°C na maioria das regiões. Nos pontos mais elevados, não se espera que os termômetros ultrapassem os 12°C.

Já na quarta-feira, 15, o amanhecer será ainda mais gelado, com mínimas entre 0 e 5°C nas regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana. Nas áreas mais altas da Serra, as temperaturas podem chegar a valores negativos, havendo previsão de formação de geada. No litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, as mínimas devem variar entre 8 e 12°C. No decorrer da tarde de quarta-feira, o ar frio perde intensidade e as temperaturas começam a subir novamente.

Receba as notícias em primeira mão. Entre em nossa comunidade do WhatsApp.

  • WhatsApp Image 2024-05-10 at 17.11.16 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store