Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de junho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_01_BANNER-GCD_970x250px

Fiesc sugere melhorias ao Plano Aeroviário de Santa Catarina

Propostas incluem análise de vocação dos aeroportos e integração com outros modais


Por GCD Publicado 10/06/2024 às 16h19
Foto de um aviao Zurich Airport Brasil
Fiesc sugere melhorias ao Plano Aeroviário de Santa Catarina – Foto: Zurich Airport Brasil – Felipe Carneiro

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) encaminhou ao governo do estado um documento com contribuições ao Plano Aeroviário de Santa Catarina (Paesc).

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Em ofício enviado à Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, a entidade sugere uma análise criteriosa da vocação de cada aeroporto e de seu potencial para linhas regulares ou aviação em geral. Além disso, recomenda a previsão de capacidade de expansão dos equipamentos e sua integração com outros modais.

LEIA TAMBÉM

Análise da vocação dos aeroportos

Entre as sugestões, a Fiesc destaca a importância de o Paesc incluir um plano básico de zona de proteção de aeródromos, visando evitar ocupações indevidas no entorno dos aeroportos. Portanto, para isso, propõe que os municípios sejam sensibilizados sobre a importância de manter um zoneamento adequado em seus planos diretores, permitindo eventuais ampliações.

Comércio exterior e transporte internacional de cargas

O documento também aborda a necessidade de que o plano aeroviário considere a vocação do estado para o comércio exterior. A Fiesc solicita que o estudo apresente o fluxo de movimentação e o potencial de mercado para o transporte internacional de cargas em cada aeroporto, assim, aproveitando ao máximo as capacidades logísticas de Santa Catarina.

Avaliação e atualização anual

Por fim, diante do dinamismo da economia catarinense e do setor de transporte aéreo, a Fiesc reforça a necessidade de avaliação e atualização do Paesc anualmente. Isso garantirá que o plano se mantenha alinhado com as demandas econômicas e logísticas do estado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da infraestrutura aeroportuária.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store