Fiesc sugere melhorias ao Plano Aeroviário de Santa Catarina
Propostas incluem análise de vocação dos aeroportos e integração com outros modais
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) encaminhou ao governo do estado um documento com contribuições ao Plano Aeroviário de Santa Catarina (Paesc).
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Em ofício enviado à Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, a entidade sugere uma análise criteriosa da vocação de cada aeroporto e de seu potencial para linhas regulares ou aviação em geral. Além disso, recomenda a previsão de capacidade de expansão dos equipamentos e sua integração com outros modais.
LEIA TAMBÉM
- Santa Catarina terá voos diretos para Lisboa a partir de setembro
- Empresas aéreas anunciam voos extras para aeroportos de Santa Catarina
Análise da vocação dos aeroportos
Entre as sugestões, a Fiesc destaca a importância de o Paesc incluir um plano básico de zona de proteção de aeródromos, visando evitar ocupações indevidas no entorno dos aeroportos. Portanto, para isso, propõe que os municípios sejam sensibilizados sobre a importância de manter um zoneamento adequado em seus planos diretores, permitindo eventuais ampliações.
Comércio exterior e transporte internacional de cargas
O documento também aborda a necessidade de que o plano aeroviário considere a vocação do estado para o comércio exterior. A Fiesc solicita que o estudo apresente o fluxo de movimentação e o potencial de mercado para o transporte internacional de cargas em cada aeroporto, assim, aproveitando ao máximo as capacidades logísticas de Santa Catarina.
Avaliação e atualização anual
Por fim, diante do dinamismo da economia catarinense e do setor de transporte aéreo, a Fiesc reforça a necessidade de avaliação e atualização do Paesc anualmente. Isso garantirá que o plano se mantenha alinhado com as demandas econômicas e logísticas do estado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da infraestrutura aeroportuária.