Fiesc alerta para defeitos na pista da BR-470 e prazo de conclusão da obra preocupa
Análise técnica destaca adensamentos no pavimento e longo prazo de conclusão entre Blumenau e Indaial
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) alerta para defeitos na pista da BR-470, revelando preocupações técnicas e prazos de conclusão. De acordo com uma análise expedita, adensamentos na base do pavimento causam inquietação, apesar das medidas preventivas. A conclusão do trecho entre Blumenau e Indaial pode levar mais de seis anos no ritmo atual.
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Problemas na qualidade do pavimento
A análise encomendada pela Fiesc destaca dois pontos críticos: defeitos na pista já concluída e o ritmo lento das obras. O engenheiro Ricardo Saporiti, responsável pelo estudo, aponta adensamentos nas bases do pavimento nos lotes 1 e 2, apesar das precauções técnicas adotadas para subleitos de solos moles.
“O trabalho confirma a percepção do usuário quanto à qualidade do serviço entregue, muito aquém do esperado e que não condiz com a importância deste corredor logístico essencial para Santa Catarina”, afirma o presidente da Fiesc, Mario Cesar de Aguiar.
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Ritmo lento das obras
O documento, elaborado no início de junho, faz uma análise detalhada da situação das obras de duplicação, restauração da pista existente, além disso, da implantação de ruas laterais e a construção de pontes, viadutos e obras complementares da BR-470. O segmento percorre os municípios de Navegantes, Ilhota, Gaspar, Blumenau e Indaial, em um trecho de 73,2 km, subdividido em quatro lotes.
Conclusão dos trechos
Saporiti destaca que, considerando assim o atual ritmo das obras nos lotes 3 e 4, a conclusão no prazo previsto é inviável. “É muito preocupante. Portanto, nossa estimativa, considerando o andamento atual da obra, especialmente no subtrecho entre Blumenau e Indaial, é de que o lote 4 só será concluído daqui a seis anos e dois meses, o que sinaliza a necessidade de renegociação urgente do contrato”, salienta.
Principais entraves
Portanto, entre os principais entraves ao avanço dos trabalhos nos lotes 3 e 4 estão as desapropriações de imóveis e a realocação da tubulação da SCGás. Saporiti explica assim que o serviço de realocação em aproximadamente 6.000 metros de tubulação de gás natural prejudica o desenvolvimento das obras rodoviárias, especialmente no lote 3.
Estimativas de conclusão
As estimativas para conclusão dos trechos são as seguintes:
- Lote 1: Junho de 2025
- Lote 2: Março de 2025
- Lote 3: Outubro de 2026
- Lote 4: Junho de 2030