Ferrovias catarinenses tem aumento no transporte de cargas

Dados compilados pela Gerência de Ferrovias da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), em colaboração com as empresas concessionárias que operam na malha ferroviária catarinense, mostram um crescimento na movimentação de cargas nas ferrovias do Estado. O transporte de mercadorias ao longo das linhas ferroviárias registrou um aumento de 5,18%. Assim, totalizando 6,7 milhões de toneladas, o que representa um acréscimo de aproximadamente 330 mil toneladas em comparação com 2022.
O aumento na safra de grãos em 2023 foi um dos fatores que impulsionaram esse desempenho positivo do setor, totalizando 3,5 milhões de toneladas. Além disso, as ferrovias foram responsáveis pelo transporte de 2,5 milhões de toneladas de carvão mineral. E 546 mil toneladas de cargas conteinerizadas, 151 mil toneladas de combustíveis e 24 mil toneladas de fertilizantes.
Com operações eficientes e a implementação de novos projetos que podem dobrar a extensão da malha ferroviária catarinense, as ferrovias têm o potencial de aprimorar significativamente a eficiência logística oferecida pelo estado para o restante do Brasil.
Em termos nacionais, estima-se que o Brasil encerre o ano com 525 milhões de toneladas transportadas. Mantendo a participação de Santa Catarina em 1,3% em 2023, mantendo o mesmo desempenho de 2022. O estado conta com uma extensão total de 763 km de ferrovias em operação, representando 4,4% da malha ferroviária do país.