Feriado de Finados registra aumento de 25% no número de mortes
Aumentou, em 25%, o número de mortes registradas no feriado prolongado de Finados em Santa Catarina. Um dos óbitos ocorreu na BR-470, em Ibirama.
De acordo com o chefe de comunicação da Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina, Adriano Fiamoncini, todas as mortes aconteceram em trechos de pista simples. “Nos cinco dias de operação, a PRF registrou 117 acidentes, 135 feridos e cinco mortes nas BRs catarinenses. Acidentes o aumento foi de 4,4% e feridos, aumento de 4,6% em relação a 2021”, relata. As mortes foram quatro na BR-282, duas em Rancho Queimado, uma em Catanduvas e uma em Nova Erexim, e a outra na BR-470 em Ibirama.
Nesses cinco dias, a PRF flagrou, durante a fiscalização, 108 motoristas dirigindo sob efeito de álcool, 181 ultrapassando em local proibido, 57 manuseando o celular e 2.635 transitando acima da velocidade máxima. Além disso, os policiais encontraram 311 motoristas ou passageiros viajando sem o cinto de segurança e descobriram 29 crianças soltas no banco traseiro, sem cadeirinha. “O combate ao crime também não parou durante o feriadão. A PRF apreendeu 22 quilos de maconha, 4,8 quilos de cocaína e recuperou três veículos roubados”, conta.
Como no feriado de Finados em 2022, houve uma série de manifestações e bloqueios nas rodovias federais, com limitação de trânsito e redução do volume de veículos foi usado como referência os números de 2021.