Farmácia Popular: Chapadão do Lageado e Laurentino estão na lista para credenciamento
Interessados podem se inscrever pelo site do Ministério da Saúde; classificação ocorre em ordem crescente de inscrição

O programa Farmácia Popular abriu 50 novas vagas para credenciamento de estabelecimentos em 25 municípios de Santa Catarina, incluindo Chapadão do Lageado e Laurentino, no Alto Vale do Itajaí. Desse modo, o processo seletivo já está disponível e pode ser acessado pelo site do Ministério da Saúde. A classificação será feita conforme a ordem de inscrição dos interessados.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Requisitos para participar do programa
As farmácias que desejam aderir ao programa precisam estar regularizadas junto à Receita Federal, Junta Comercial, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), bem como, demais órgãos reguladores. Além disso, devem contar com um sistema eletrônico adequado e ter um farmacêutico responsável técnico com Certificado de Regularidade Técnica (CRT) válido, emitido pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF).
Municípios com vagas disponíveis
Além de Chapadão do Lageado e Laurentino, o governo contemplou outras cidades catarinenses:
- Anitápolis
- Ascurra
- Bandeirante
- Bom Jesus
- Cordilheira Alta
- Cunhataí
- Flor do Sertão
- Frei Rogério
- Iomerê
- Lajeado Grande
- Macieira
- Marema
- Morro Grande
- Paial
- Pinheiro Preto
- Ponte Alta do Norte
- Rio Rufino
- Saltinho
- Santiago do Sul
- São Bonifácio
- São Cristóvão do Sul
- Tigrinhos
- União do Oeste
Ampliação do Farmácia Popular em 2024
No dia 13 de fevereiro, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de novos medicamentos gratuitos na Farmácia Popular. Desse modo, antes da ampliação, 39 produtos faziam parte do programa. Agora, portanto, a lista aumentou para 41, com a inclusão de fraldas geriátricas e do medicamento dapagliflozina, utilizado no tratamento de diabetes tipo 2 associada a doenças cardiovasculares.
- Dapagliflozina: indicado para pacientes com diabetes e problemas cardiovasculares.
- Fraldas geriátricas: disponíveis gratuitamente para pessoas acima de 60 anos ou com deficiência, mediante prescrição médica.
Criado em 2004, o Farmácia Popular tem como objetivo garantir o acesso contínuo a medicamentos essenciais, oferecendo produtos gratuitos ou com desconto. Atualmente, o programa está presente em mais de 31 mil farmácias credenciadas em 4.812 municípios, o que representa 86% das cidades do país.
Em 2024, o programa atendeu 24,7 milhões de brasileiros, um crescimento de 20% em relação a 2022, quando 20,7 milhões de pessoas foram beneficiadas.
Como retirar medicamentos pelo Farmácia Popular?
Por fim, para ter acesso aos medicamentos gratuitos ou com desconto, o paciente deve ir a uma farmácia credenciada e apresentar:
-Documento oficial com foto e CPF
-Receita médica válida (do SUS ou de médicos particulares)
Para retirada de fraldas geriátricas, além dos documentos acima, é necessário apresentar um laudo ou atestado médico que justifique o uso. No caso de pacientes com deficiência, por exemplo, o documento deve conter a Classificação Internacional de Doenças (CID).
Se o beneficiário estiver acamado ou impossibilitado de comparecer, um representante legal pode fazer a retirada, desde que apresente os documentos necessários.