Evelásio Vieira Neto assume a presidência do SERT/SC
Nova diretoria promete continuidade na inovação e fortalecimento da radiodifusão catarinense
Nesta terça-feira (26), aconteceu a posse da nova diretoria do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina (SERT/SC). O evento aconteceu em conjunto com a confraternização de fim de ano da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) e reuniu filiados e parceiros de ambas as instituições.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Durante a cerimônia, Humberto Ohf de Andrade, presidente do SERT/SC na gestão 2022-2024, relembrou momentos marcantes de seu mandato e agradeceu o apoio recebido ao longo de sua liderança.
O presidente eleito para o mandato 2025-2027, Evelásio Vieira Neto, destacou o compromisso de continuar o trabalho focado na inovação e na estratégia para o fortalecimento da radiodifusão catarinense. Além disso, Fábio Bigolin, presidente da ACAERT, ressaltou a parceria consolidada entre as entidades, elogiando a gestão de Humberto e dando boas-vindas ao novo presidente.
A história do SERT/SC
A profissão de radialista foi oficialmente reconhecida no Brasil em 16 de dezembro de 1978, com a promulgação da Lei nº 6.615. Contudo, foi apenas em 30 de outubro de 1979 que essa lei foi regulamentada, por meio do Decreto nº 84.134. Permitindo, assim, que os direitos e deveres da categoria fossem definidos.
Logo após a regulamentação, os radiodifusores catarinenses concentraram esforços para obter a concessão da carta sindical junto ao Ministério do Trabalho, alcançado em 22 de junho de 1980. Pouco tempo depois, em 26 de agosto do mesmo ano, aconteceu a primeira eleição da diretoria do SERT/SC, ainda provisória, com sede em Florianópolis.
O grupo fundador, composto por importantes lideranças da radiodifusão catarinense, inclui Euclides Simões de Almeida, primeiro presidente da entidade. Bem como Ramiro Gregório da Silva, Nelson Pacheco Sirotsky e Evelásio Paulo Vieira.
LEIA TAMBÉM
O SERT/SC nos dias de hoje
Desde a sua criação, o SERT/SC tem se destacado como uma das entidades mais ativas e respeitadas no setor de comunicação no Brasil. O sindicato, portanto, representa legalmente as emissoras de rádio e TV de Santa Catarina, oferece consultoria jurídica, negocia convenções coletivas. Além disso, promove eventos e seminários com especialistas renomados.
Por meio de sua Universidade Corporativa, o SERT/SC disponibiliza cursos on-line para capacitar seus filiados. A entidade também mantém os associados informados sobre novidades do mercado e oferece descontos em serviços essenciais para radiodifusores.