Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de junho de 2025 Rio do Sul

Entidades podem cadastrar projetos junto ao Fundo Estadual do Idoso


Por Cristiane Faustino Publicado 27/12/2023 às 13h05
Entidades podem cadastrar projetos junto ao Fundo Estadual do Idoso
Foto: Eduardo Valente – GovSC

Por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família do Governo de Santa Catarina, o Conselho Estadual do Idoso lançou os primeiros editais para investimentos voltados à terceira idade. Ao todo serão 40 milhões de reais divididos em dois editais. O Fundo Estadual do Idoso (FEI) foi criado no ano de 2019, e tem como como objetivo captar e aplicar recursos financeiros para projetos voltados à terceira idade. Ele funciona no âmbito municipal e estadual e financia projetos de entidades governamentais e não governamentais.

Segundo a secretária estadual de Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, desde sua criação o fundo apenas recebia recursos, mas sem executar nenhum edital. “É uma política pública que demanda muita atenção e respeito. Nós trabalhamos muito esse ano. Porque são vários processos dentro o Conselho Estadual do Idoso. Ele tem que ser deliberativo e na legislação passada eles tiraram de deliberativo e botaram o conselho para consultivo. Desde então, não poderia mexer nos fundos. Foi todo um trâmite de processo de legislação. Caberia à gestora do fundo, fazer os processos de chamamento público. Então, desde quando nós assumimos o governo, eu venho trabalhando dentro do Conselho, em reuniões, procuradoria e Tribunal de Contas”, relata.

Fundo Estadual do Idoso conta com 80 milhões de reais

A secretaria explica que atualmente o Fundo Estadual do Idoso, conta com 80 milhões de reais em caixa. Ela ainda comenta que deste valor, 40 milhões de reais foram divididos em dois editais, sendo R$ 20 milhões para órgãos governamentais, sejam municipais ou estaduais. E outro de R$ 20 milhões para organizações da sociedade civil que podem cadastrar projetos nas mais diversas áreas. Desde saúde, educação, cultura, esporte até reformas e melhorias em espaços que atendem idosos. “Lançamos esse edital de 20 milhões para a sociedade civil. Que são aquelas unidades de acolhimento como o Asilo São Vicente de Paulo, de Rio do Sul, as irmãs de Rio do Oeste, todas as entidades que trabalham com a terceira idade. Além disso, até o próprio Hospital Samária, que tem uma ala da terceira idade. Assim, eles podem fazer o projeto e buscar esse recurso dentro do Estado”, explica.

Maria Helena detalha como funciona o edital, e quais os valores que poderão ser solicitados.  “A gente lança o edital, foi todo um trâmite interno dentro do governo, ele é publicado no Diário Oficial, ele vai ficar dois meses aberto. Então, todas as entidades da sociedade civil, tanto dos municípios e o próprio governo do Estado, tem que seguir as normas que estão dentro do edital. Fazer o projeto e cadastrar junto conosco. Lá tem uma comissão que é composta de membros da Secretaria da Casa Civil, Ministério Público, que vão analisar as propostas”, relata.

Os recursos para o Fundo Estadual do Idoso são arrecadados através de doações no imposto de renda. Por fim, para contribuir basta no momento de sua declaração selecionar a opção e doar a porcentagem permitida para o fundo. 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store