Eleitores com três ausências seguidas têm até 19 de maio para regularizar título
Cerca de 5 mil pessoas no Alto Vale podem ter o título cancelado por falta de justificativa

Os eleitores que deixaram de votar em três eleições consecutivas, sem apresentar justificativa, têm até o dia 19 de maio para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Caso não façam isso no prazo, o título será cancelado por conta das três ausências seguidas. A medida segue orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Campanha de regularização segue nos cartórios e online
De acordo com a chefe de cartório da 26ª Zona Eleitoral, Cleidiane Sevegnani Adami, a retomada do cancelamento atende uma prática interrompida devido à pandemia.
Esse ano o TRE, na verdade, o Tribunal Superior Eleitoral resolveu retomar a rotina de cancelamento das inscrições dos eleitores que não votaram nas últimas três eleições. Esse cancelamento acontecia a cada dois anos, em ano não eleitoral, mas estava suspenso desde a pandemia por conta da questão de que realmente muitas pessoas não puderam votar. Então não foi efetuado o cancelamento de inscrições eleitorais desde então. Assim, a partir da sexta-feira do dia 7 de março foi publicado, todos os cartórios eleitorais do Estado de Santa Catarina publicaram o edital com o número de eleitores que estão em situação passível de cancelamento, ou seja, que deixaram de votar três eleições consecutivas e apontando o prazo. O prazo para regularizar essa situação de quem deixou de votar três eleições é 19 de maio
explicou Cleidiane.
A recomendação é que os eleitores consultem sua situação no site do TSE, no aplicativo e-Título ou por meio do telefone 0800 647 3888. Desse modo, caso estejam irregulares, devem pagar a multa ou apresentar justificativa válida.
As três ausências seguidas incluem as eleições de 2022 e 2024
O cancelamento atinge quem deixou de votar nos dois turnos das eleições de 2022 e no pleito municipal de 2024, totalizando três ausências consecutivas, como explica Cleidiane.
Quem precisa regularizar a sua situação até dia 19 de maio é só os eleitores que estão com três ausências nas eleições consecutivas sem votar e sem justificar. Se justificou não tem problema nenhum. Então quais são as três eleições: a eleição municipal do ano passado e a eleição para governador e presidente do ano retrasado que é de 2022, porque a gente tem dois turnos naquela eleição, então cada turno considera uma eleição. Quem deixou de votar em 2022 nos dois turnos e quem deixou de votar em 2024 na eleição municipal é que está sujeito a esse cancelamento
comentou Cleidiane.
Alto Vale tem cerca de 5 mil eleitores em risco
Em Rio do Sul, 1.915 eleitores estão com o título sujeito a cancelamento. No total, aproximadamente 5 mil pessoas na região do Alto Vale enfrentam a mesma situação. Por fim, o prazo final para regularização é 19 de maio. Após essa data, quem estiver com o título cancelado não poderá votar, tirar passaporte, assim como, inscrever-se em concursos públicos, entre outras restrições legais.
Ouça abaixo a reportagem sobre a regularização do título: