Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de junho de 2025 Rio do Sul

Eleitores com três ausências seguidas têm até 19 de maio para regularizar título

Cerca de 5 mil pessoas no Alto Vale podem ter o título cancelado por falta de justificativa


Por GCD Publicado 12/05/2025 às 14h44
regularização-título-três-ausências-seguidas
Eleitores devem consultar sua situação no site do TSE, no aplicativo e-Título ou por meio do telefone 0800 647 3888. Foto: divulgação/TSE

Os eleitores que deixaram de votar em três eleições consecutivas, sem apresentar justificativa, têm até o dia 19 de maio para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Caso não façam isso no prazo, o título será cancelado por conta das três ausências seguidas. A medida segue orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Campanha de regularização segue nos cartórios e online

De acordo com a chefe de cartório da 26ª Zona Eleitoral, Cleidiane Sevegnani Adami, a retomada do cancelamento atende uma prática interrompida devido à pandemia. 

Esse ano o TRE, na verdade, o Tribunal Superior Eleitoral resolveu retomar a rotina de cancelamento das inscrições dos eleitores que não votaram nas últimas três eleições. Esse cancelamento acontecia a cada dois anos, em ano não eleitoral, mas estava suspenso desde a pandemia por conta da questão de que realmente muitas pessoas não puderam votar. Então não foi efetuado o cancelamento de inscrições eleitorais desde então. Assim, a partir da sexta-feira do dia 7 de março foi publicado, todos os cartórios eleitorais do Estado de Santa Catarina publicaram o edital com o número de eleitores que estão em situação passível de cancelamento, ou seja, que deixaram de votar três eleições consecutivas e apontando o prazo. O prazo para regularizar essa situação de quem deixou de votar três eleições é 19 de maio

explicou Cleidiane.

A recomendação é que os eleitores consultem sua situação no site do TSE, no aplicativo e-Título ou por meio do telefone 0800 647 3888. Desse modo, caso estejam irregulares, devem pagar a multa ou apresentar justificativa válida.

As três ausências seguidas incluem as eleições de 2022 e 2024

O cancelamento atinge quem deixou de votar nos dois turnos das eleições de 2022 e no pleito municipal de 2024, totalizando três ausências consecutivas, como explica Cleidiane.

Quem precisa regularizar a sua situação até dia 19 de maio é só os eleitores que estão com três ausências nas eleições consecutivas sem votar e sem justificar. Se justificou não tem problema nenhum. Então quais são as três eleições: a eleição municipal do ano passado e a eleição para governador e presidente do ano retrasado que é de 2022, porque a gente tem dois turnos naquela eleição, então cada turno considera uma eleição. Quem deixou de votar em 2022 nos dois turnos e quem deixou de votar em 2024 na eleição municipal é que está sujeito a esse cancelamento

comentou Cleidiane.

Alto Vale tem cerca de 5 mil eleitores em risco

Em Rio do Sul, 1.915 eleitores estão com o título sujeito a cancelamento. No total, aproximadamente 5 mil pessoas na região do Alto Vale enfrentam a mesma situação. Por fim, o prazo final para regularização é 19 de maio. Após essa data, quem estiver com o título cancelado não poderá votar, tirar passaporte, assim como, inscrever-se em concursos públicos, entre outras restrições legais.

Ouça abaixo a reportagem sobre a regularização do título:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store