Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de outubro de 2024 Rio do Sul
  • ref_a_Unimed AV_Campanha_Sala_Vacinas_BANNER_GCD_970x250px (1)

El Niño deve continuar até início de 2024


Por Cristiane Faustino Publicado 16/11/2023 às 15h19
El Niño deve continuar até início de 2024
Foto: INMET

O alto volume de chuva pegou os moradores do Alto Vale de surpresa nesta quinta-feira, 16. Os modelos meteorológicos não indicavam esse volume de chuva para a região. A modelagem indicava o contrário, porém de ontem para hoje, no Rio Grande do Sul, choveu dentro de 70 a 80 milímetros. Em Santa Catarina, choveu entre 80 a 110 milímetros.

As próximas horas serão de tempo instável, como explica o meteorologista Leandro Puchalski. “Não quer dizer que a gente ainda não possa ter chuva, mas dá para dizer que, pelo menos na quinta, as maiores partes dos volumes já aconteceram. Está previsto uma intensidade mais fraca, para as próximas horas”, relata.

A sexta-feira ainda segue com previsão de chuva em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As nuvens devem ir em direção ao sudeste do país no final do dia de sábado. Porém o sistema pode voltar a se formar, como comenta Puchalski. “Temos que monitorar esse sistema, para ver se o jato se posiciona mais ao norte do que os modelos indicam. São previstos volumes altos de novo para sexta-feira, provavelmente, vai formar um novo sistema que vai avançar pelo estado”, conta.

Por fim, o El Niño está previsto para acontecer até o início de 2024. A expectativa é que as características do fenômeno não serão encontradas entre final de verão e início de outono. “Tem períodos que são de intensidade maior para o sul do Brasil, onde os sistemas ficam mais fortes. Portanto, é justamente o que a gente está passando outubro, novembro e vamos passar uma parte de dezembro. Mas a tendência é que quando a gente chegue ao final de ano, começa a ter menos influência”, finaliza.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store