Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2025 Rio do Sul

Deputados buscam atrair montadora chinesa de veículos elétricos para Santa Catarina

Parlamentares da Alesc se reuniram com executivos da JMEV na China para apresentar o potencial catarinense


Por GCD Publicado 17/06/2025 às 10h28
veículos-elétricos
Durante o encontro, os parlamentares destacaram as potencialidades do estado, com foco em tecnologia, setor metal-mecânico e o crescimento do número de startups. Foto: Adriano Piekas/divulgação

Uma comitiva de quatro deputados estaduais catarinenses se reuniu nesta segunda-feira (16), em Nanchang, na China, com executivos da JMEV — montadora especializada na produção de veículos elétricos. O objetivo é atrair uma unidade da empresa para Santa Catarina.

Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

A delegação é formada pelos deputados Fernando Krelling (MDB), Mauro De Nadal (MDB), Fabiano da Luz (PT) e Rodrigo Minotto (PDT). Durante o encontro, os parlamentares destacaram as potencialidades do estado, com foco em tecnologia, bem como, o setor metal-mecânico e o crescimento do número de startups.

Sustentabilidade impulsiona projeto de mobilidade para veículos elétricos

Os deputados afirmaram que a possível instalação de uma fábrica traria benefícios que vão além da geração de empregos e renda. O vice-presidente da Alesc, Fernando Krelling, reforçou a importância de investir em soluções sustentáveis.

Estamos diante de uma oportunidade de trazer para Santa Catarina uma empresa comprometida com a preservação ambiental. Os carros elétricos não são apenas uma tendência de mercado, mas um passo concreto para o desenvolvimento sustentável do estado

afirmou Krelling.

Parlamentares destacam estrutura e mão de obra de SC

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal, considerou a reunião produtiva e afirmou que o estado está preparado para receber investimentos do setor automotivo.

Mostramos a capacidade produtiva e inovadora de Santa Catarina. Conhecemos toda a cadeia industrial da JMEV e reforçamos o convite para que a empresa instale uma fábrica em nosso território

explicou.

Rodrigo Minotto acrescentou que a missão busca construir parcerias concretas.

Estamos aqui para abrir portas, apresentar possibilidades e buscar resultados reais para a economia catarinense

pontuou.

Veículos elétricos acessíveis são atrativos para o mercado brasileiro

Fabiano da Luz chamou atenção para a acessibilidade dos veículos produzidos pela JMEV. Conforme ele, alguns modelos poderiam chegar ao Brasil com preços próximos de R$ 50 mil.

É uma alternativa viável para famílias de baixa renda que hoje dependem de veículos usados. Um carro novo com esse valor pode democratizar o acesso à mobilidade elétrica no país

afirmou.

Empresa estuda expansão no Brasil

A JMEV, fundada em 2015 e sediada em Nanchang, produz anualmente cerca de 100 mil veículos elétricos. Recentemente, anunciou que fabricará no Brasil, em parceria com a E-Motors, o modelo JMEV EV3, voltado à formação de condutores em autoescolas. O preço estimado é de R$ 100 mil.

Representantes da empresa estiveram em Santa Catarina no mês passado para avaliar a viabilidade de implantação de uma unidade. Atualmente, 45% da frota chinesa já é composta por veículos elétricos.

Comitiva segue para Shanxi nos próximos dias

A próxima parada da missão catarinense será a cidade de Taiyuan, capital da província de Shanxi. No local, portanto, os deputados se reunirão com empresários e parlamentares locais, na sede do Legislativo estadual. Por fim, o encontro reforça o intercâmbio entre as regiões e retribui a visita realizada à Alesc por representantes chineses em julho de 2024.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store