Deputados buscam atrair montadora chinesa de veículos elétricos para Santa Catarina
Parlamentares da Alesc se reuniram com executivos da JMEV na China para apresentar o potencial catarinense

Uma comitiva de quatro deputados estaduais catarinenses se reuniu nesta segunda-feira (16), em Nanchang, na China, com executivos da JMEV — montadora especializada na produção de veículos elétricos. O objetivo é atrair uma unidade da empresa para Santa Catarina.
Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A delegação é formada pelos deputados Fernando Krelling (MDB), Mauro De Nadal (MDB), Fabiano da Luz (PT) e Rodrigo Minotto (PDT). Durante o encontro, os parlamentares destacaram as potencialidades do estado, com foco em tecnologia, bem como, o setor metal-mecânico e o crescimento do número de startups.
Sustentabilidade impulsiona projeto de mobilidade para veículos elétricos
Os deputados afirmaram que a possível instalação de uma fábrica traria benefícios que vão além da geração de empregos e renda. O vice-presidente da Alesc, Fernando Krelling, reforçou a importância de investir em soluções sustentáveis.
Estamos diante de uma oportunidade de trazer para Santa Catarina uma empresa comprometida com a preservação ambiental. Os carros elétricos não são apenas uma tendência de mercado, mas um passo concreto para o desenvolvimento sustentável do estado
afirmou Krelling.
Parlamentares destacam estrutura e mão de obra de SC
O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal, considerou a reunião produtiva e afirmou que o estado está preparado para receber investimentos do setor automotivo.
Mostramos a capacidade produtiva e inovadora de Santa Catarina. Conhecemos toda a cadeia industrial da JMEV e reforçamos o convite para que a empresa instale uma fábrica em nosso território
explicou.
Rodrigo Minotto acrescentou que a missão busca construir parcerias concretas.
Estamos aqui para abrir portas, apresentar possibilidades e buscar resultados reais para a economia catarinense
pontuou.
Veículos elétricos acessíveis são atrativos para o mercado brasileiro
Fabiano da Luz chamou atenção para a acessibilidade dos veículos produzidos pela JMEV. Conforme ele, alguns modelos poderiam chegar ao Brasil com preços próximos de R$ 50 mil.
É uma alternativa viável para famílias de baixa renda que hoje dependem de veículos usados. Um carro novo com esse valor pode democratizar o acesso à mobilidade elétrica no país
afirmou.
Empresa estuda expansão no Brasil
A JMEV, fundada em 2015 e sediada em Nanchang, produz anualmente cerca de 100 mil veículos elétricos. Recentemente, anunciou que fabricará no Brasil, em parceria com a E-Motors, o modelo JMEV EV3, voltado à formação de condutores em autoescolas. O preço estimado é de R$ 100 mil.
Representantes da empresa estiveram em Santa Catarina no mês passado para avaliar a viabilidade de implantação de uma unidade. Atualmente, 45% da frota chinesa já é composta por veículos elétricos.
Comitiva segue para Shanxi nos próximos dias
A próxima parada da missão catarinense será a cidade de Taiyuan, capital da província de Shanxi. No local, portanto, os deputados se reunirão com empresários e parlamentares locais, na sede do Legislativo estadual. Por fim, o encontro reforça o intercâmbio entre as regiões e retribui a visita realizada à Alesc por representantes chineses em julho de 2024.