Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2025 Rio do Sul

Deputado propõe mudanças no Universidade Gratuita para evitar endividamento

Projeto de lei busca garantir seleção antes das matrículas e responsabilização do Estado por dívidas de estudantes


Por GCD Publicado 11/06/2025 às 12h28
endividamento-universidade-gratuita
Deputado Napoleão Bernardes (PSD). Foto: Rodrigo Correa/Agência AL

O deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) com o objetivo de aumentar a transparência e a segurança para estudantes beneficiados pelo programa Universidade Gratuita. A proposta surge após denúncias de endividamento de candidatos, que assumiram dívidas expressivas por falhas operacionais na execução da política pública.

Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Seleção antes das aulas e matrículas

A proposta altera a legislação que regula o programa estadual, prevendo que todo o processo de inscrição, análise de dados e divulgação dos beneficiários ocorra semestralmente e antes do início das aulas e do período de matrícula nas instituições de ensino superior.

Conforme o parlamentar, a medida busca evitar que os candidatos precisem pagar mensalidades ou taxas de matrícula antes de saberem se houve contemplação.

Estado pode assumir a responsabilidade pelo endividamento dos estudantes

O projeto também estabelece a responsabilização do governo do Estado pelos compromissos financeiros assumidos por estudantes que, mesmo cumprindo todos os critérios do Universidade Gratuita, não tiveram acesso à bolsa no prazo adequado. De acordo com o deputado, há casos de dívidas superiores a R$ 60 mil.

Desde a implantação do programa, em 2023, o calendário de seleção é concluído após o início das aulas, o que obriga os alunos a custear mensalidades com recursos próprios até a divulgação da lista final dos contemplados. O governo ressarce os valores apenas aos candidatos efetivamente aprovados.

Deputado sugere mudanças no Universidade Gratuita: Audiência pública deve aprofundar debate

Napoleão Bernardes afirma que a intenção do programa é positiva, mas que a execução atual tem prejudicado justamente os estudantes mais vulneráveis.

O que ouvimos são relatos comoventes de jovens que sonham com um futuro melhor, mas estão sendo esmagados por dívidas que jamais deveriam ter assumido

destaca.

A Assembleia Legislativa já aprovou a realização de uma audiência pública para debater o tema. A organização ainda definirá a data, mas pretende ouvir sugestões da sociedade civil e cobrar respostas efetivas do governo estadual.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store