Curso de salvamento em altura atualiza bombeiros com técnicas internacionais em SC
Pela primeira vez, treinamento é destinado exclusivamente aos oficiais dos bombeiros, que levam práticas mais modernas para suas unidades
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou um curso pioneiro no 8º Batalhão (8º BBM) em Tubarão. Voltado exclusivamente para oficiais da corporação, o Curso de Salvamento em Altura contou com a participação de 14 oficiais do CBMSC e um oficial convidado do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR).
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Coordenado pelo tenente-coronel Fábio Collodel, presidente da Coordenadoria de Salvamento em Altura do CBMSC, o curso focou na atualização das técnicas de salvamento em altura juntamente com exercícios complexos para simular salvamentos.
As técnicas usadas são baseadas na normativa americana da National Fire Protection Association (NFPA), adotada pelo CBMSC desde 2021.
Técnicas avançadas e simulações
Com o intuito de especializar ainda mais os socorristas, os oficiais aprenderam técnicas como sistemas de redução de força, escalada em torres metálicas e manuseio de equipamentos em ambientes elevados.
Além disso, realizaram simulados que recriaram cenários desafiadores, como resgates em ribanceiras e operações com tirolesa.
Um dos exercícios do curso de salvamento em altura, ocorreu na ponte entre Tubarão e Capivari de Baixo, onde os oficiais simularam um resgate complexo que envolveu içar a vítima até a parte superior da estrutura.
LEIA TAMBÉM:
Intercâmbio e multiplicação do conhecimento
O curso de salvamento em altura também promoveu um intercâmbio de experiências. A ação contou com a participação do tenente Moisés, do 10º Batalhão do CBMPR, que destacou a importância de aprender novas técnicas a serem aplicadas no Paraná. Desse modo, a interação proporcionou uma valiosa troca de conhecimentos entre os participantes.
Dessa forma, a capacitação dos oficiais aprimorou suas habilidades técnicas e preparou os profissionais para compartilhar o conhecimento em suas unidades. Assim, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina busca disseminar as práticas mais modernas por toda a corporação.