Curso de Primeiros Socorros para educadores é lançado pelo CBMSC
Iniciativa visa capacitar profissionais da educação para lidar com emergências comuns no ambiente escolar
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou o Curso de Noções de Primeiros Socorros, voltado para profissionais da educação. O material, disponível gratuitamente, oferece orientações sobre como agir em situações de emergência que podem ocorrer nas escolas.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Em conformidade com a Lei Lucas
O curso segue as diretrizes da Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), instituída após a morte trágica de Lucas, um menino de 10 anos, que faleceu por engasgo durante uma excursão escolar.
Infelizmente, mais de 2 mil crianças, de 0 a 9 anos, morreram no Brasil nos últimos 15 anos devido à obstrução das vias aéreas por corpo estranho
informou o tenente-coronel Túlio Tartari Zanin, diretor interino de Instrução e Ensino do CBMSC.
Conteúdo gratuito
Embora o foco principal seja a desobstrução das vias aéreas, o curso aborda uma ampla variedade de situações de emergência. Assim como, com seis módulos e 20 horas de estudo, o conteúdo inclui temas como:
- Introdução aos primeiros socorros;
- Segurança e prevenção;
- Avaliação de cena;
- Emergências respiratórias;
- Ressuscitação cardiopulmonar;
- Hemorragias e choque.
O Curso de Primeiros Socorros foi especialmente desenvolvido para educadores, mas está aberto a qualquer pessoa interessada em aprender sobre o tema.
Os profissionais da rede pública e privada podem acessar a capacitação na plataforma de ensino à distância do CBMSC. Por fim, ao concluir todas as etapas, o participante recebe um certificado, garantindo a capacitação necessária.