Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de junho de 2025 Rio do Sul

Consumo de rádio: pesquisa revela que oito em cada dez catarinenses escutam o veículo

Estudo da Acaert traz dados sobre o consumo do rádio em Santa Catarina


Por GCD Publicado 25/10/2024 às 16h20
consumo-rádio
Mais de 1 milhão de ouvintes estão sintonizados por minuto, segundo a pesquisa de consumo de rádio. Foto: Acaert

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) divulgou nesta sexta-feira (25), uma nova pesquisa sobre o consumo de rádio em Santa Catarina. O estudo, intitulado “A Força do Meio Rádio”, revela que oito em cada dez catarinenses escutam rádio no estado, com uma média diária de 7 a 8 horas de programação. Em um período de 14 dias, portanto, o rádio alcança 76% da população.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Mais de 40% dos entrevistados lembram de ter ouvido algum comercial no rádio nos últimos 30 dias. O horário de maior audiência, conhecido como Prime Time, ocorre entre 8h e 19h, durante o qual mais de 1 milhão de ouvintes estão sintonizados por minuto, com picos que chegam a quase 2 milhões de ouvintes pela manhã.

O rádio como companheiro e influenciador

A pesquisa também revelou que sete em cada dez catarinenses consideram o rádio um companheiro prático e divertido. A faixa etária dos ouvintes é diversa: 14% pertencem à Geração Z (entre 15 e 24 anos), 66% têm entre 25 e 59 anos e 19% são pessoas com 60 anos ou mais. Além disso, 64% dos ouvintes confiam nos comerciais que escutam no rádio, e 65% consideram o locutor uma figura influente.

Com 59,6% da população confiando no rádio como fonte de informação, Fábio Bigolin, presidente da Acaert, enfatiza a importância do meio:

A pesquisa mostra que o rádio é um veículo fundamental de comunicação. Os números evidenciam que, ao contrário do que se pensava, o rádio está em plena ascensão, mantendo sua credibilidade. Essa relação direta que o rádio estabelece entre ouvintes, anunciantes e a sociedade é essencial

disse Fábio.

A abrangência da pesquisa

Bigolin, por fim, destaca o trabalho da Acaert e das emissoras associadas:

Quando a população catarinense ouve rádio por mais de sete horas diariamente, isso resulta em um alcance de cerca de 1,2 milhão de pessoas por minuto

ressaltou Bigolin.

A pesquisa sobre o consumo de rádio foi conduzida pelo Instituto Reality de Pesquisas (IRP) em todas as regiões do estado, abrangendo a população catarinense com 15 anos ou mais que reside em áreas urbanas. Assim, a amostra incluiu 1.500 pessoas de diferentes tamanhos de municípios, garantindo uma representatividade adequada do estado. 

Nosso objetivo foi entender os hábitos de consumo do rádio em todas as plataformas disponíveis atualmente

explicou Domício Torres, diretor do IRP.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store