Cidade de SC decreta situação de emergência devido à superpopulação de capivaras
Animais são um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa

A prefeitura de Palhoça, na Grande Florianópolis, decretou situação de emergência devido à superpopulação de capivaras na região do Lago da Pedra Branca. Os animais são hospedeiros do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa, uma doença que pode ser fatal se não tratada rapidamente.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
O decreto, assinado na sexta-feira (31), visa acelerar medidas para conter o problema. Além do risco à saúde pública, a grande quantidade de excrementos das capivaras compromete a qualidade da água do lago, reduzindo assim os níveis de oxigênio e causando morte de peixes.
Plano de controle e recomendações
A Associação dos Moradores do Bairro Pedra Branca (AMO Pedra Branca) acompanha o caso e informou que uma sala de situação foi criada na prefeitura para discutir soluções. Além disso, o município de Palhoça também entrou em contato com o IBAMA para desenvolver um plano de manejo das capivaras de forma segura e ambientalmente responsável.
LEIA TAMBÉM
Por se tratar de uma área com bares, parques, restaurantes e universidades, a associação recomenda que moradores e turistas tomem precauções:
-Evitar sentar-se diretamente na grama
-Manter animais de estimação protegidos contra carrapatos
-Evitar a região sempre que possível
A prefeitura segue monitorando a situação e buscando alternativas para reduzir os impactos ambientais e os riscos à saúde pública.