Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_03_BANNER-GCD_970x250px

Chuva persistente e temperaturas baixas marcam a semana em Santa Catarina

Formação de sistema de baixa pressão traz instabilidade ao Estado; os acumulados de chuva previstos variam entre 60 e 80mm


Por GCD Publicado 09/07/2024 às 15h25
Chuva persistente e temperaturas baixas marcam a semana em Santa Catarina
Chuva persistente e temperaturas baixas marcam a semana em Santa Catarina – Foto: Freepik

As condições meteorológicas em Santa Catarina continuarão instáveis ao longo desta semana. De acordo com a equipe de monitoramento da Defesa Civil, nesta terça-feira, 09, a formação de um novo sistema de baixa pressão entre a costa catarinense e o sudeste do Brasil trará de volta o tempo instável, com chuva persistente e temperaturas baixas.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Entre os Planaltos e o Litoral, o risco de ocorrências será de baixo a moderado, com chuva persistente até pelo menos o final da quarta-feira, 10. Além disso, as regiões litorâneas, Médio Vale, Planaltos e Alto Vale do Itajaí poderão enfrentar alagamentos e enxurradas pontuais, especialmente nas áreas de encosta.

Os acumulados de chuva previstos variam entre 60 e 80mm, podendo chegar a 100mm.

LEIA TAMBÉM

Sensação de frio intenso e baixa amplitude térmica

Além da chuva, a semana será marcada pela baixa amplitude térmica, resultando assim em uma sensação de frio intenso em todo o estado. Portanto, as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 15°C na maior parte das regiões e 10°C na Serra. Esse cenário eleva o risco de desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia, conforme afirma a equipe de monitoramento da Defesa Civil.

Recomendações para a população

A Defesa Civil recomenda assim que a população se mantenha informada sobre as condições meteorológicas locais através das redes oficiais da SDC. Algumas recomendações incluem:

  • Não trafegar em áreas sujeitas a alagamentos.
  • Evitar transitar em pontes ou pontilhões submersos.
  • Redobrar o cuidado com crianças próximas a rios ou ribeirões.
  • Reforçar a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes.
  • Evitar atividades ao ar livre durante temporais e buscar locais abrigados.
  • Ficar atento à inclinação de postes e árvores.
  • Observar movimentos de terra ou rochas próximas à residência.
  • Monitorar rachaduras em muros e paredes.

Avisos e Alertas da SDC sobre a chuva e temperaturas baixas

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Por fim, para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo no site neste link.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store