Bombeiros de SC salvam mais de mil pessoas por afogamentos

1.097. Esse é o número de pessoas que tiveram mais uma oportunidade de retornar às praias catarinenses. Os dados foram divulgados pelo Corpo De Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) desde o dia 16 de dezembro, período em que começou a temporada da Operação Veraneio 2023/2024.
Com o intuito de reduzir estes acionamentos e principalmente os óbitos por afogamentos, a corporação realiza uma série de ações para orientar os turistas. Uma delas são as bandeiras nos postos guarda-vidas que apontam as condições do mar naquele dia. Ao todo são cinco bandeiras retangulares: Vermelho alerta para alto risco de afogamento, amarela para médio, verde para baixo risco e a bandeira lilás, traz um alerta principalmente para a presença de água-viva. Além disso, outra orientação que os bombeiros trazem para os turistas é a bandeira triangular vermelha, sinalizada na faixa da areia e que indica que o local é perigoso.
Ações preventivas
O comandante da 1° Região Bombeiro Militar, coronel Aldrin de Souza, reforça que a corporação realiza diariamente, ações preventivas em todas as 155 praias, dos 35 municípios de Santa Catarina e que os números são bem significativos. “Desde o início da temporada, em 16 de dezembro de 2023 até a presente data, o Corpo de Bombeiros vem priorizando as atividades preventivas. Foram mais de quatro milhões e 700 mil atividades preventivas nas praias de Santa Catarina. E, além disso, 1.097 salvamentos foram efetuados pelas nossas guarnições, protegendo a vida dessas pessoas que estavam em situação de risco. Portanto, com essas atividades, houve uma redução de 40% dos óbitos em áreas guarnecidas. Isso reforça a necessidade das pessoas procurarem estar próximo aos postos de salvamento”, ressalta.
Outra forma de se prevenir é baixar o aplicativo CBMSC Cidadão, desenvolvido pelos bombeiros, que traz informações de segurança e de acessibilidade nas praias catarinenses. “No ícone praia, você vai encontrar as praias que são guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros. E as condições do mar naquele dia, se tem alto risco, médio risco ou baixo risco de afogamento. Além disso, você vai encontrar também as condições de balneabilidade, se a água é própria ou própria. E também, outra informação muito importante é se existe a presença de águas vivas naquele local. Por fim, tudo isso para programar a sua ida à praia ou ao seu balnear preferido de forma segura”, finaliza.