Bombeiros de SC resgatam 16 brigadistas perdidos em área de mata no Mato Grosso
O grupo estava desaparecido desde o meio-dia de sexta-feira (27)
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está enfrentando diversos desafios em Mato Grosso, com cinco equipes da Força-Tarefa (FT) atuando na região. Neste sábado (28), além de combater os incêndios florestais, os bombeiros que operam no município de Salto do Céu realizaram o resgate de 16 brigadistas que estavam perdidos em uma área de mata fechada há mais de 24 horas.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
De acordo com o sargento Felipe Santiago Amaro Corrêa, a equipe foi informada dos brigadistas perdidos por um gerente de fazenda local enquanto realizava atividades de combate aos incêndios.
Os brigadistas, que estavam desaparecidos desde o meio-dia de sexta-feira, foram encontrados por volta das 14h de sábado.
Eles tinham um rádio e conseguiam se comunicar minimamente, apesar da dificuldade de transmissão e da pouca carga de bateria. Mantivemos contato e fomos adentrando na mata até conseguirmos localizá-los
explicou o sargento.
Missão no Mato Grosso
Além de Salto do Céu, outras quatro equipes do CBMSC estão em operação em Nova Mutum, Rosário do Oeste, Nossa Senhora do Livramento e Chapada dos Guimarães. Desse modo, essas equipes fazem parte da segunda mobilização enviada pelo Governo de Santa Catarina para o combate aos incêndios na região Centro-Oeste do Brasil.
Assim, a nova missão iniciou na última quinta-feira (26), e faz parte de um esforço conjunto com a Força Nacional de Segurança.
Mato Grosso: o epicentro dos incêndios
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Mato Grosso registra o maior número de focos de incêndios florestais em 2024. Sendo assim, os registros justificam o esforço intensivo de bombeiros de diferentes estados para conter as chamas.