Bombeiros alertam para golpe de e-mails falsos em nome da corporação
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina esclarece que não envia e-mails cobrando taxas em aberto
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) emitiu um alerta à população sobre a circulação de e-mails fraudulentos que utilizam indevidamente o nome da corporação.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Esses e-mails fraudulentos, projetados para enganar os destinatários, frequentemente contêm links suspeitos que direcionam para páginas não oficiais ou mencionam a cobrança de taxas pendentes, utilizando até mesmo a logomarca do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
LEIA TAMBÉM
A corporação esclarece que não envia e-mails com links nem solicita o pagamento de taxas por e-mail. Em situações como essas, é importante que os destinatários desconfiem. Pois, trata-se de um golpe, conforme alerta a sargento do 15º Batalhão de Bombeiro Militar de Rio do Sul, Bárbara Elisa da Silva.
“Estão sendo veiculados e-mails falsos indicando vistorias em estabelecimentos comerciais, citando a razão social e o CNPJ das empresas, além de fornecer links que direcionam para páginas maliciosas. Portanto, em alguns casos, boletos são enviados em anexo, buscando assim recolher valores indevidos de maneira leviana, utilizando o nome da corporação. Em Rio do Sul, algumas empresas têm entrado em contato com o Corpo de Bombeiros Militares para informar que receberam esse e-mail. No entanto, o CBMSC verificou que essa prática está ocorrendo em todo o estado, exigindo, portanto, máxima atenção neste momento.”
Taxas oficiais de segurança contra incêndios
De acordo com a sargento Bárbara, a corporação trabalha com três tipos de taxas relacionadas à segurança contra incêndios, que são regulamentadas pela lei estadual nº 7.541, de 30 de dezembro de 1988.
“A vistoria de Habite-se, a análise de projeto preventivo e a vistoria de funcionamento devem ser acompanhadas pelas pessoas que possuem processos em andamento com o CBMSC. Elas devem sempre verificar a situação dos processos pelo portal do CBMSC ou pelo site de Segurança contra Incêndio. Lembramos que todos os nossos e-mails utilizam o endereço oficial da instituição, ou seja, o remetente dos nossos e-mails sempre terá o final @cbmsc.gov.br”.
A orientação da sargento, é não clicar em e-mails de remetentes desconhecidos, e principalmente, não fornecer informações pessoais ou financeiras.
“Pedimos atenção então, ao receber esse tipo de e-mail, verificando o endereço do remetente, o logotipo veiculado e a assinatura no final do e-mail. Lembramos que apenas os órgãos oficiais da administração pública têm competência legal para fiscalizar e aplicar multas e sanções. Instituições civis não possuem portanto esse poder, e os boletos sempre terão a prefeitura do seu município como beneficiária”.
Por fim, outra recomendação importante do Corpo de Bombeiros é que, ao receber uma mensagem suspeita, os moradores entrem em contato com a corporação por meio dos canais oficiais para verificar a autenticidade da mensagem antes de realizar qualquer pagamento.
“Se você tiver dúvidas ou receber um e-mail desse tipo, entre em contato com a sessão de Atividades Técnicas mais próxima. O Corpo de Bombeiros Militares estará disponível para esclarecer suas dúvidas. Lembramos que não é prática do CBMSC enviar boletos anexados por e-mail ou cobrar taxas com nomes diferentes dos previstos na lei estadual”.