Bombeiros alertam para cuidados em piscinas no verão

Com as altas temperaturas e o período, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina alerta para cuidados em piscinas nesta estação do ano. Piscina e verão são a combinação perfeita para o período de férias. Porém, mesmo que o momento seja de diversão, é preciso sim, redobrar a atenção seja em casa, hotéis, pousadas e clubes.
O sargento Lapa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina traz algumas orientações aos pais para que aproveitem o recesso com segurança. “Faça uma barreira de proteção no acesso à piscina, seja através de grades, telas ou redes de proteção. Tenha também ralos anti-sucção e sistema de desligamento da bomba. Se vai viajar com a sua família para hotel, pousadas ou clubes, verifique se ele possui todos esses itens para evitar ocorrências”, conta.
Ainda de acordo com o sargento, os afogamentos são a primeira causa de morte entre crianças de um a quatro anos, a terceira entre crianças de cinco a nove anos e a quarta entre pessoas de 10 a 24 anos. Para prevenir e evitar estas estatísticas, basta cada um fazer a sua parte. “Para as crianças procure colocar elas com colete salva vidas ou invés de boias que possam virar e fazer com que a criança se afogue. Já deixe uma criança sozinha na piscina ou próxima. Não permita que ela nade a uma distância de um braço de um adulto. Além disso, para os adultos procure conhecer a profundidade da piscina onde vão nadar. Evite nadar após ingerir bebida alcoólica e desacompanhado”, finaliza.