Associação Nacional de Produtores de Cebola avalia safra 2024/2025 e aguarda melhora nos preços
Segundo o vice-presidente da entidade Jelson Gesser, setor enfrenta desafios com os baixos preços pagos pela hortaliça, que não cobrem os custos de produção

A Associação Nacional de Produtores de Cebola (Anace) considera a produção da safra 2024/2025 dentro da normalidade. Segundo o vice-presidente Jelson Gesser, a primavera mais seca favoreceu a produção em comparação ao excesso de chuvas na safra anterior. No entanto, os preços ainda não cobrem os custos de produção.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A oferta da cebola aqui na região começa em novembro e vai até maio, e muitos produtores estocam a cebola aguardando um aumento no preço, mas a comercialização está atrasada em relação a outros anos
explica Jelson.
Crédito e renegociação de dívidas para impulsionar a safra de cebolas
A maior preocupação dos agricultores é a quitação de financiamentos agrícolas. Segundo Jelson, bancos estão oferecendo renegociação de dívidas e crédito extra, permitindo que os produtores se mantenham ativos. Ele também destaca a falta de políticas públicas específicas para o setor de hortifrúti, argumentando que o ideal é garantir preços justos e não depender apenas de seguros agrícolas.
Outro ponto levantado pelo vice-presidente é a diferença de preços entre os tamanhos da cebola, que pode chegar a 50%. Para ele, a variação deveria ser menor, pois o sabor e a qualidade do produto não mudam com o tamanho da cebola.
Jelson, por fim, pede calma aos agricultores diante das dificuldades e reforça a necessidade de planejamento para superar o momento de baixa valorização.
Acompanhe abaixo a entrevista completa concedida no programa Microfone Aberto na rádio Massa FM nesta quinta-feira (13):