Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de junho de 2025 Rio do Sul

Alesc vai realizar audiência pública sobre classificação do tabaco

Consulta popular discutirá proposta que permite a classificação do produto diretamente nas propriedades rurais


Por Tatiane Silva Publicado 02/05/2025 às 10h33
Alesc vai realizar audiência pública sobre classificação do tabaco
Alesc vai realizar audiência pública sobre classificação do tabaco – foto: Janice Ebel/Cidasc

A Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou a realização de uma audiência pública para debater o Projeto de Lei 10/2023, que trata da classificação do tabaco nas propriedades dos produtores rurais. A iniciativa da consulta popular partiu do deputado Rodrigo Minotto (PDT) e recebeu apoio unânime dos membros do colegiado.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

O projeto é de autoria do deputado Sargento Lima (PL) e propõe mudanças no modelo atual. Permitindo, então, que a classificação do tabaco ocorra diretamente nas propriedades dos agricultores, em vez de ser realizada pelas empresas compradoras. A proposta também busca ampliar a liberdade de escolha dos produtores na comercialização do produto.

Projeto segue em análise na Comissão de Constituição e Justiça

Atualmente, o PL 10/2023 está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc. O relator da proposta, deputado Volnei Weber (MDB), já emitiu parecer favorável. No entanto, o deputado Rodrigo Minotto, também integrante da CCJ, solicitou vista do projeto, o que prorrogou temporariamente a tramitação.

A audiência pública deve contribuir para ampliar o diálogo com agricultores, lideranças do setor e representantes das regiões produtoras, antes da votação definitiva da matéria.

Comissão aprova reunião com representantes do Sebrae

Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram, por unanimidade, a realização de uma reunião técnica com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A proposta é de autoria do presidente da comissão, deputado Altair Silva (PP).

Portanto, dois temas estarão em pauta: uma exposição técnica sobre Indicações Geográficas (IGs) como instrumento de desenvolvimento econômico e valorização de produtos catarinenses, além do debate sobre estratégias de fomento a iniciativas de IG no estado.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store