Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2025 Rio do Sul

Alesc aprova audiência pública sobre uso medicinal da cannabis em SC

Debate envolverá governo, Parlamento e sociedade sobre fornecimento gratuito do produto


Por GCD Publicado 04/07/2025 às 12h33
uso-medicinal-cannabis
Proposta, apresentada pela deputada Paulinha (Podemos), visa reunir representantes do Parlamento, governo estadual e sociedade civil para debater a aplicação do tratamento em diversas doenças crônicas. Foto: Anthony Bolante/Reuters

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou a realização de uma audiência pública para discutir o uso medicinal da cannabis no estado. A proposta, apresentada pela deputada Paulinha (Podemos), visa reunir representantes do Parlamento, governo estadual e sociedade civil para debater a aplicação do tratamento em diversas doenças crônicas.

Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Parlamentares cobram execução da política

Durante a sessão, o deputado Vicente Caropreso (PSDB) reforçou a urgência na implementação da legislação já aprovada pela Casa.

Tenho pressionado o governo do Estado para fornecer gratuitamente esse medicamento, que custa cerca de R$ 700

destacou.

Segundo ele, a criação de uma comissão técnica pelo Executivo não resultou, até agora, em ações práticas. Por isso, defendeu que a audiência pode acelerar o processo e garantir acesso ao produto para as famílias.

Uso medicinal da Cannabis: política pública sancionada em 2024

A Lei Estadual, sancionada em 2024, estabelece a Política de Fornecimento Gratuito de Medicamentos e Produtos à Base de Cannabis, com abrangência nas unidades públicas e conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A regulamentação, no entanto, vem gerando controvérsias. Entidades e parlamentares alegam que a norma não contempla de forma clara a viabilização do fornecimento, dificultando a aplicação da lei, na prática.

No entanto, a data da audiência ainda será definida pela Assembleia Legislativa.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store