Agricultores já podem solicitar sementes de milho pelo Programa Terra Boa
Os interessados podem solicitar até cinco sacos de sementes por ano, com pagamento para após a colheita

As sementes de milho Variedade de Polinização Aberta (VPA), desenvolvidas pela Epagri, já estão disponíveis para agricultores catarinenses por meio do Programa Terra Boa. A ação faz parte do apoio do Governo de Santa Catarina ao setor agrícola e deve atender mais de 66 mil produtores familiares em 2025. Os interessados podem solicitar até cinco sacos de sementes por ano, com pagamento previsto apenas após a colheita.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Programa também oferece kits e incentivos para o campo
Além das sementes de milho, o Programa Terra Boa distribui calcário, kits forrageiros, kits solo saudável, materiais para apicultura e incentivos ao cultivo de culturas de inverno. Em 2024, o milho foi o segundo item mais procurado no programa, ficando atrás apenas do calcário, essencial para a correção do solo.
Milho VPA é mais resistente e tem custo reduzido
O milho VPA é resultado de um processo de seleção realizado em campo pelo Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri, em Chapecó. Ele se diferencia do milho híbrido e do transgênico por não ter genes modificados em laboratório. Conforme o pesquisador Felipe Bermudez, a rusticidade da planta reduz a necessidade de insumos, o que torna o cultivo mais acessível. Já de acordo com a coordenadora de políticas públicas da Epagri, Fabia Tonini, o incentivo ao plantio de milho também fortalece outras cadeias produtivas, como a bovinocultura de leite.
Sementes de milho: três cultivares estão disponíveis para diferentes finalidades
A Epagri oferece três tipos de milho VPA:
- SCS154 Fortuna: indicado para moagem e produção de farinha e fubá.
- SCS156 Colorado: possui grãos avermelhados, recomendados para culinária, assim como, alimentação de aves.
- SCS155 Catarina: mais produtivo, ideal para consumo como milho-verde.
Todos os cultivares também podem ser utilizados para produção de silagem e apresentam bom valor nutricional. Por fim, para adquirir as sementes, os produtores devem procurar os escritórios da Epagri e emitir a autorização de retirada até o dia 28 de novembro.