Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de junho de 2025 Rio do Sul

62% dos pontos monitorados pelo IMA estão aptos para banho 


Por Cristiane Faustino Publicado 31/12/2023 às 12h02
62% dos pontos monitorados pelo IMA estão aptos para banho
Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O relatório do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) indica que, dos 238 pontos monitorados no litoral catarinense, 148 estão aptos para banho, representando 62,18%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 59 estão considerados adequados para banho, equivalente a 67,82%.

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA abrange 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários de Santa Catarina. Estão inclusas na listagem cidades como Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, entre outros. Você pode acessar o relatório completo neste link.

No site www.balneabilidade.ima.sc.gov.br atualizada as informações automaticamente. Na página, os usuários podem verificar as últimas datas de coleta e o status atualizado da qualidade de um ponto específico. Basta clicar nas bandeirinhas do mapa ou conferindo o histórico no menu do ponto desejado.

Com isso, se 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas no mesmo local apresentarem no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros, o ponto é considerado “PRÓPRIO”. Por outro lado, é classificado como “IMPRÓPRIO” se mais de 20% das amostras indicarem mais de 800 Escherichia coli por 100 mililitros. Ou se o resultado na última coleta for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Divulgação

O Programa de Monitoramento do IMA segue um cronograma de coletas. O laboratório conclui as análises e, à medida que isso acontece, os resultados são atualizados automaticamente. Os dados estão disponíveis para verificação no mapa do site e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse no mapa do site e verificar o status da qualidade da praia e a data da última coleta no local. O site também possui o menu “histórico”, onde é possível acessar as datas das coletas e todos os resultados dos pontos amostrados.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store