Vereadores sugerem que expansão do perímetro urbano volte a ser discutida
Proposta foi apresentada na câmara e o tema deve voltar à pauta com a comunidade.

Nesta quarta-feira, 06, no plenário da Câmara de Vereadores, aconteceu uma audiência pública para debater alterações no Plano Diretor de Rio do Sul. Após apresentação de proposta, vereadores sugerem que a expansão do perímetro urbano volte a ser discutida com a comunidade. O tema foi discutido com as comunidades nos bairros selecionados para a expansão do perímetro urbano. As sugestões coletadas nas reuniões foram consideradas na elaboração da proposta final do Plano Diretor.
O presidente da Câmara de Vereadores, Adilson Bonfanti, comenta a importância do projeto. “Nós precisamos realmente ampliar o perímetro urbano para que ela cresça. A única maneira é expandir para os bairros que já tem. São rurais, mas com todas as características urbanas. Já tem asfalto, água da Casan, iluminação pública, transporte escolar e coleta de lixo. Agora tem que expandir esse perímetro urbano justamente para que continue crescendo ordenadamente”, conta.
Expansão do perímetro urbano
A expansão leva em conta o elevado número de edificações presentes em solos irregulares, gerando grandes concentrações populacionais que possuem características urbanas, apesar de estarem situadas em áreas rurais, como explica a Diretora do Plano Diretor, Mariane Salazar da Silva. “A intenção do município é regularizar esses lotes e edificações que estão nas áreas rurais. Mas elas têm características urbanas. Elas conseguem ter a sua matrícula, fazer sua escritura, conseguem ampliar também a edificação. Elas conseguem até mesmo financiar elas. Então tem todo um benefício com essa ampliação”, relata.
Algumas comunidades rurais, nos bairros Albertina, Sumaré, Bela Aliança, Barra do Trombudo e Valada São Paulo foram escolhidas para a expansão. Bonfanti detalha que a expansão do município também deve acompanhar os projetos de mobilidade. “Nós temos que trabalhar juntos e é isso que nós vamos discutir junto com o Executivo. Para que, junto com a ampliação do perímetro urbano, também acompanhe os projetos de mobilidade para que a cidade cresça ordenadamente”, finaliza.