Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de junho de 2025 Rio do Sul

Vereadora Sueli de Oliveira espera retomar as coletas do Hemosc em 2024


Por Cristiane Faustino Publicado 28/12/2023 às 11h33
Em 2024, vereadora Sueli de Oliveira espera retomar as coletas do Hemosc.
Foto: Redação GCD

O ano de 2023 foi desafiador e intenso para Sueli de Oliveira, que teve diversos projetos apresentados e aprovados na área da saúde. Um deles, institui o Programa Saúde Mental Luana Habitzreuter de cuidados e prevenção ao adoecimento psíquico para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Sul. A agente comunitária, que leva o nome do programa, teve uma depressão grave e não resistiu.

Outro projeto de destaque, é o atendimento domiciliar a pessoas acamadas. “Hoje nosso município tem várias pessoas, que estão acamadas por inúmeros motivos, acidentes, AVC e por serem idosos, por ter problema de mobilidade. Por isso, o atendimento dessas pessoas, a locomoção é muito difícil, muitas vezes para o familiar e para o próprio paciente. Então, esse é um projeto que dá esse atendimento prioritário a essas pessoas que necessitam”, conta.

A causa animal também foi destaque no ano. O projeto proíbe a manutenção de animais com correntes curtas que prejudiquem sua saúde e bem-estar. Sueli de Oliveira comenta que a iniciativa também conta com o apoio da comunidade, por meio de denúncias. “Esse é um projeto que você pode nos ajudar a fiscalizar, se você ver um animal, geralmente são cachorros que estão acorrentados, muitas vezes com aquelas correntes curtas no sol, na chuva, sem água e alimentação tem que denunciar. Tem momentos que a gente entende que o animal precisa ser acorrentado para chegar uma visita ou até para proteção do animal, mas tem que ter o que é necessário que esse animal possa ter conforto”, explica.

Coletas do Hemosc

A vereadora reforça que, para 2024, a expectativa é que as coletas do Hemosc sejam retomadas na capital do Alto Vale. “Estamos em contato novamente com o Hemosc e com o Banco de Sangue. Além disso, esse ano houve várias intercorrências, foram enchentes, entre outras coisas nos municípios. Não conseguimos trazer, mas já estamos em contato para que no próximo ano a gente consiga ter novamente a coleta de sangue aqui na cidade”, finaliza.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store