Vereadora Sueli de Oliveira espera retomar as coletas do Hemosc em 2024

O ano de 2023 foi desafiador e intenso para Sueli de Oliveira, que teve diversos projetos apresentados e aprovados na área da saúde. Um deles, institui o Programa Saúde Mental Luana Habitzreuter de cuidados e prevenção ao adoecimento psíquico para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Sul. A agente comunitária, que leva o nome do programa, teve uma depressão grave e não resistiu.
Outro projeto de destaque, é o atendimento domiciliar a pessoas acamadas. “Hoje nosso município tem várias pessoas, que estão acamadas por inúmeros motivos, acidentes, AVC e por serem idosos, por ter problema de mobilidade. Por isso, o atendimento dessas pessoas, a locomoção é muito difícil, muitas vezes para o familiar e para o próprio paciente. Então, esse é um projeto que dá esse atendimento prioritário a essas pessoas que necessitam”, conta.
A causa animal também foi destaque no ano. O projeto proíbe a manutenção de animais com correntes curtas que prejudiquem sua saúde e bem-estar. Sueli de Oliveira comenta que a iniciativa também conta com o apoio da comunidade, por meio de denúncias. “Esse é um projeto que você pode nos ajudar a fiscalizar, se você ver um animal, geralmente são cachorros que estão acorrentados, muitas vezes com aquelas correntes curtas no sol, na chuva, sem água e alimentação tem que denunciar. Tem momentos que a gente entende que o animal precisa ser acorrentado para chegar uma visita ou até para proteção do animal, mas tem que ter o que é necessário que esse animal possa ter conforto”, explica.
Coletas do Hemosc
A vereadora reforça que, para 2024, a expectativa é que as coletas do Hemosc sejam retomadas na capital do Alto Vale. “Estamos em contato novamente com o Hemosc e com o Banco de Sangue. Além disso, esse ano houve várias intercorrências, foram enchentes, entre outras coisas nos municípios. Não conseguimos trazer, mas já estamos em contato para que no próximo ano a gente consiga ter novamente a coleta de sangue aqui na cidade”, finaliza.