Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2025 Rio do Sul

Vereador de Rio do Sul cobra esclarecimentos sobre construção da ponte entre Budag e Canoas

Ruan Cipriani (PL) enviou pedidos formais à prefeitura e ao DNIT para obter informações oficiais


Por GCD Publicado 27/05/2025 às 09h31
obra-ponte-rio-sul-ruan-cipriani
O presidente da Câmara de Vereadores de Rio do Sul, vereador Ruan Cipriani (PL). Foto: Redação GCD

O presidente da Câmara de Vereadores de Rio do Sul, vereador Ruan Cipriani (PL), solicitou formalmente informações sobre a obra da ponte que ligaria os bairros Budag e Canoas. Os pedidos foram encaminhados à Secretaria de Infraestrutura do município e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela BR-470.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Falta de informações claras sobre obra da ponte em Rio do Sul motivou os pedidos

O vereador afirma que busca reunir dados oficiais para esclarecer à população o atual status da obra. 

Ao invés de nós termos muitas informações, talvez não de forma formal, eu solicitei esses pedidos para que a gente possa juntar essas informações formalmente e oficiais, e quando receber esses pedidos a gente informar a população realmente o que está acontecendo com a ponte ou a obra da ponte de acesso do Buda

disse Ruan.

Pedido de informação é instrumento de fiscalização

O vereador também ressalta que o pedido de informação é uma ferramenta legal à disposição dos parlamentares. 

O pedido de informações é uma maneira legal de que o vereador tem para fiscalizar e exercer a sua profissão, certo? A depender das respostas, a gente pode solicitar documentação ou também podemos solicitar alguma outra pergunta ou resposta para a gente ter um completo entendimento dos fatos

explicou Ruan.

Abertura de uma CPI depende exclusivamente dos demais vereadores

Sobre a possibilidade de instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), Ruan Cipriani explica que, como presidente da Câmara, não pode propor a medida.

A respeito da CPI, eu como presidente da casa, eu não posso dar ensejo a uma CPI. Compete somente a deferir ou indeferir um pedido oriundo de outro vereador, com a assinatura de quatro vereadores, que seria um terço da casa, né! Mas, de toda forma, se ocorrer algum indício de alguma responsabilidade ou dano erário, a gente pode juntar essa documentação e encaminhar aos órgãos de fiscalização, o Tribunal de Contas ou o Ministério Público, e aí, sim, eles podem começar o devido processo legal e fazer a investigação pertinente ao caso

concluiu Ruan.

DNIT esclarece posição e cobra responsabilidade técnica sobre a obra da ponte em Rio do Sul

Recentemente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) negou ter proibido o uso da faixa de domínio da BR-470 para a construção da ponte entre os bairros Budag e Canoas, em Rio do Sul. O órgão informou que solicitou apenas adequações no projeto inicial da prefeitura, iniciado em 2021, para garantir a segurança, assim como, a fluidez do trânsito na rodovia federal.

Embora tenha orientado a implantação de uma rótula alongada como alternativa, a prefeitura não deu continuidade oficial ao projeto. Além disso, não respondeu aos ofícios enviados em 2023, o que levou o DNIT a considerar a proposta como abandonada. Ainda assim, o órgão reafirmou sua disposição para retomar o diálogo, enquanto a atual gestão municipal informou que elabora um novo projeto técnico, com previsão de apresentação em até 30 dias. 

Ouça abaixo a reportagem completa sobre a obra da ponte em Rio do Sul:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store