UPA 24h de Rio do Sul mantém cerca de 150 atendimentos por dia durante reforma da unidade
Atendimento segue funcionando provisoriamente no Hospital Samária, enquanto reforma avança no Canta Galo

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Rio do Sul, que opera provisoriamente no Hospital Samária, no bairro Sumaré, segue registrando uma média considerada estável de atendimentos diários. Entre os dias 2 e 8 de junho, foram realizados 1.044 atendimentos, com média de 149 por dia, o que reforça a importância da estrutura temporária enquanto a sede original, no bairro Canta Galo, passa por reformas.
Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Estrutura provisória mantém atendimento ininterrupto
A UPA 24h funciona em uma ala externa e independente das demais dependências do Hospital Samária. O acesso está sinalizado e fica próximo à entrada principal, com entrada por um portão lateral. Para maior comodidade dos pacientes, houve a instalação de uma tenda na área externa, com apoio da Secretaria de Estado da Defesa Civil, ampliando o espaço de espera.
A Secretaria de Saúde firmou um termo de cessão com a Comunidade Evangélica Luterana, responsável pelo hospital, o que possibilitou a instalação da unidade provisória.
O setor reforça que, durante o período de maior incidência de doenças respiratórias, recomenda-se o uso de máscaras por pacientes e acompanhantes em todas as unidades de saúde. Embora cada paciente possa ter um acompanhante, a orientação é evitar a presença de pessoas saudáveis nesses ambientes.
Reforma da UPA 24h de Rio do Sul no bairro Canta Galo
A sede original da UPA 24h, localizada no bairro Canta Galo, está passando por uma reforma completa com foco em melhorias na estrutura física, conforto e segurança para pacientes e profissionais de saúde.
A substituição do piso antigo, bastante desgastado, é uma das principais ações. O novo revestimento será hospitalar, mais resistente ao trânsito de pessoas, macas e equipamentos. A Unidavi, em parceria com a Secretaria de Saúde, irá custear a instalação.
Além da troca do piso, já ocorreram consertos na rede de oxigênio e vácuo, incluindo o reparo de vazamentos. Estão em andamento melhorias na alvenaria e, em seguida, será feita a pintura interna e externa da unidade.
De acordo com o secretário de Saúde, Cláudio Azevedo da Silva, a obra é necessária após quase nove anos de funcionamento contínuo da UPA.
Queremos oferecer mais conforto, segurança e eficiência no atendimento à população
afirmou.
A expectativa é que a UPA retorne ao funcionamento no final de agosto, após a conclusão das obras.