Túnel do Fundo Canoas não terá intervenções nos próximos dois anos
Obra está prevista apenas com o início da duplicação da BR-470 em Rio do Sul
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) não tem previsão de realizar obras na BR-470, nas proximidades do túnel de acesso ao bairro Fundo Canoas em Rio do Sul, para aliviar o gargalo no trânsito causado pela instalação de duas barreiras nas proximidades. O DNIT colocou essas barreiras para evitar que veículos acima de 3,3 metros fiquem presos na estrutura do túnel.
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Anúncio na sessão da Câmara de Vereadores
Cristhiano Zulianello, responsável pelo DNIT em Rio do Sul, fez o anúncio durante a sessão da Câmara de Vereadores na manhã de segunda-feira, dia 10. Os legisladores discutiram algumas alternativas, como a construção de um túnel quadrado, mas Cristhiano afirmou que essa obra é inviável devido à impossibilidade de desviar o trânsito.
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Cristhiano enfatizou não haver previsão de qualquer intervenção no túnel nos próximos dois anos, período em que se espera a conclusão do projeto de duplicação da BR-470, no trecho de Rio do Sul.
“Existe apenas o projeto de duplicação do BR-470. O DNIT está contratando agora são oito lotes, a partir do KM 73 em Indaial até Campos Novos, passando pela travessia Urbana de Rio do Sul. No projeto de duplicação vão ser feitos em inúmeros viadutos, além disso, pontes, ruas laterais. Quando for feita a duplicação vai ser substituído esse túnel e somente lá, pelo menos partindo do DNIT. Portanto, em breve a gente vai conhecer quem é a empresa que vai tocar esse projeto e o prazo pra execução dos projetos é de dois anos. Assim, entende-se que a partir de dois anos a gente pode ter obras de duplicação na região, não quer dizer que isso vai acontecer”, ressalta.
Possibilidade de obra ser antecipada com apoio parlamentar
Zulianello mencionou que o DNIT poderá realizar a obra no túnel do Fundo Canoas antes do prazo previsto, caso apresentem projetos adequados e obtenham emendas parlamentares para o financiamento.
“Isso vai depender de vontade política, disponibilidade orçamentária e de outras situações, então, a substituição do túnel partindo do DNIT depende disso. O poder municipal também pode fazer isso, apresentando um projeto, aprovando-o e executando-o com autorização do DNIT. Além disso, pode ser feito encaminhamento de uma Emenda Parlamentar, por parte de um Deputado Federal ou Senador, destinar o recurso exclusivamente para essa situação. Então, essas são as possibilidades para se substituir o túnel”.
Solução para transtornos causados pelas com barreiras de concreto
Portanto, devido aos transtornos causados pela instalação das barreiras de concreto nas proximidades do túnel do Fundo Canoas, relatados pelos vereadores, Cristhiano Zulianello ressaltou que autoriza a remoção dessas estruturas. No entanto, essa remoção está condicionada à instalação de câmeras de monitoramento. E, além disso, ao compromisso do executivo de arcar com os custos de eventuais acidentes no trecho de acesso aos bairros Centro e Fundo Canoas.
“Desde que o município se comprometa também, por arcar com quaisquer despesas provenientes de um acidente, reparar o túnel. Eu autorizo a retiram as barreiras”, conta.
Conclusão das obras nas proximidades do túnel
Cristhiano afirmou na tribuna que o DNIT concluirá as obras nas proximidades do túnel do Fundo Canoas nas próximas semanas
“Eu acredito que a gente está ainda numa fase de adaptação desse dispositivo. A gente ainda não concluiu toda a sinalização, vai ter indicativo de rota de caminhões, restrição, altura, além disso, largura. Então, a gente acredita que nas próximas semanas com o complemento dessa sinalização, vai ficar mais natural a passagem pelo dispositivo”, finaliza.