Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de junho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_01_BANNER-GCD_970x250px

Túnel do Fundo Canoas não terá intervenções nos próximos dois anos

Obra está prevista apenas com o início da duplicação da BR-470 em Rio do Sul


Por GCD Publicado 11/06/2024 às 09h35
imagem da sessão da Camara
Túnel do Fundo Canoas não terá intervenções nos próximos dois anos – Foto: Câmara de Vereadores de Rio do Sul

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) não tem previsão de realizar obras na BR-470, nas proximidades do túnel de acesso ao bairro Fundo Canoas em Rio do Sul, para aliviar o gargalo no trânsito causado pela instalação de duas barreiras nas proximidades. O DNIT colocou essas barreiras para evitar que veículos acima de 3,3 metros fiquem presos na estrutura do túnel.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Anúncio na sessão da Câmara de Vereadores

Cristhiano Zulianello, responsável pelo DNIT em Rio do Sul, fez o anúncio durante a sessão da Câmara de Vereadores na manhã de segunda-feira, dia 10. Os legisladores discutiram algumas alternativas, como a construção de um túnel quadrado, mas Cristhiano afirmou que essa obra é inviável devido à impossibilidade de desviar o trânsito.

LEIA TAMBÉM

Cristhiano enfatizou não haver previsão de qualquer intervenção no túnel nos próximos dois anos, período em que se espera a conclusão do projeto de duplicação da BR-470, no trecho de Rio do Sul. 

“Existe apenas o projeto de duplicação do BR-470. O DNIT está contratando agora são oito lotes, a partir do KM 73 em Indaial até Campos Novos, passando pela travessia Urbana de Rio do Sul. No projeto de duplicação vão ser feitos em inúmeros viadutos, além disso, pontes, ruas laterais. Quando for feita a duplicação vai ser substituído esse túnel e somente lá, pelo menos partindo do DNIT. Portanto, em breve a gente vai conhecer quem é a empresa que vai tocar esse projeto e o prazo pra execução dos projetos é de dois anos. Assim, entende-se que a partir de dois anos a gente pode ter obras de duplicação na região, não quer dizer que isso vai acontecer”, ressalta.

Possibilidade de obra ser antecipada com apoio parlamentar

Zulianello mencionou que o DNIT poderá realizar a obra no túnel do Fundo Canoas antes do prazo previsto, caso apresentem projetos adequados e obtenham emendas parlamentares para o financiamento.

“Isso vai depender de vontade política, disponibilidade orçamentária e de outras situações, então, a substituição do túnel partindo do DNIT depende disso. O poder municipal também pode fazer isso, apresentando um projeto, aprovando-o e executando-o com autorização do DNIT. Além disso, pode ser feito encaminhamento de uma Emenda Parlamentar, por parte de um Deputado Federal ou Senador, destinar o recurso exclusivamente para essa situação. Então, essas são as possibilidades para se substituir o túnel”.

TUNEL-3-Foto-Redacao-GCD
Barreiras de concreto nas proximidades do túnel do Fundo Canoas – Foto: Redação GCD

Solução para transtornos causados pelas com barreiras de concreto

Portanto, devido aos transtornos causados pela instalação das barreiras de concreto nas proximidades do túnel do Fundo Canoas, relatados pelos vereadores, Cristhiano Zulianello ressaltou que autoriza a remoção dessas estruturas. No entanto, essa remoção está condicionada à instalação de câmeras de monitoramento. E, além disso, ao compromisso do executivo de arcar com os custos de eventuais acidentes no trecho de acesso aos bairros Centro e Fundo Canoas.

“Desde que o município se comprometa também, por arcar com quaisquer despesas provenientes de um acidente, reparar o túnel. Eu autorizo a retiram as barreiras”, conta.

TUNEL-4-Reproducao-Redes-Sociais
Transtornos causados pela instalação das barreiras de concreto nas proximidades do túnel do Fundo Canoas – Foto: Redes Sociais

Conclusão das obras nas proximidades do túnel

Cristhiano afirmou na tribuna que o DNIT concluirá as obras nas proximidades do túnel do Fundo Canoas nas próximas semanas

“Eu acredito que a gente está ainda numa fase de adaptação desse dispositivo. A gente ainda não concluiu toda a sinalização, vai ter indicativo de rota de caminhões, restrição, altura, além disso, largura. Então, a gente acredita que nas próximas semanas com o complemento dessa sinalização, vai ficar mais natural a passagem pelo dispositivo”, finaliza.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store