Três unidades de ensino serão fechadas em Rio do Sul

Três unidades de ensino foram extremamente prejudicadas com a enchente e serão fechadas no município. Na rede municipal, foram fechados de forma definitiva os CEI’s Titio Karan, do Canoas e Belmarli da Silva, ao lado do Hermann. Os alunos estão sendo remanejados para outras unidades.
A Secretária de Educação, Janara Mafra, comenta a situação dos CEI’s. “Vamos começar pelo bairro Canoas. Temos uma parceria com a Fiesc, através do SESI, que nos ofereceu de forma gratuita, para município por seis meses. A próxima é a creche central, é uma unidade que nós provisoriamente estaremos alojando essas crianças, aproximadamente 200 crianças, do Titio Karan. Por fim, vamos agora para Belmarli foi tudo destruído, perdemos tudo lá também”, conta.
O CE Daniel Maschio, na Barra da Itoupava, também foi desativado. Mais de 200 alunos do fundamental foram transferidos para o Ella Kurth, no bairro Rainha. Na educação infantil, 30 crianças estão sendo remanejadas para o bairro Valada Itoupava, Navegantes e Canta Galo, como explica Janara. “Estamos conversando com cada pai e mãe, para que eles possam entender nesse momento. Além disso, nós estamos abrindo turmas lá no Cantinho do Amor, que é na Itoupava, temos sete crianças daquela região que estavam no Daniel Maschio e vão lá para a próxima sua residência. Navegantes e Canta Galo, estamos abrindo mais uma turma também”, revela.
Transporte escolar para os alunos
A Secretaria da Educação realiza o transporte dos alunos para as unidades de ensino. De acordo com Janara, a Secretaria está entrando em contato com todos os pais. “Abaixo dos quatro anos, a mãe e o pai tem que acompanhar. Mas a gente tem feito toda essa logística para estar atendendo essas famílias num cenário que não é o ideal, sabemos disso. Mas pedimos aos pais que conversem conosco. Por fim, a Secretaria da Educação está falando com cada família”, finaliza.