Inicia treinamento a candidatos de segurança escolar
A aula inaugural do treinamento dos candidatos às vagas de coordenador de segurança escolar, em Rio do Sul, iniciou nesta segunda-feira (11). O prefeito, José Thomé, revela que selecionou 40 pessoas, as quais vão passar por uma semana de capacitação. Após esse período, a equipe selecionará os 29 profissionais que assumirão suas funções nas unidades de ensino.
Segundo o prefeito os profissionais vão passar por um treinamento com a presença de profissionais que atuam há muitos anos em segurança. “Vai ser um treinamento bastante ostensivo. Com a presença da Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros Militar, o Departamento Jurídico da Prefeitura para a questão de regras e normas jurídicas que se deve ter”, afirma.
O modelo adotado, de acordo com Thomé, vai fazer que o agente de segurança se torne um amigo da comunidade escolar. “O profissional receberá treinamento e capacitação, presente no dia a dia para garantir a segurança não apenas das crianças, mas também dos profissionais que trabalham nas unidades e dos pais. Também passando conhecimento e tranquilidade, para que todo o ambiente educacional esteja seguro”, ressalta.
A nomeação do profissional ocorrerá imediatamente após o treinamento e a seleção da Guarda Municipal. “Nomeados em uma função comissionada, de livre nomeação e exoneração, o profissional vai ter que dar conta do recado”, conta. Na seleção, são considerados antecedentes criminais, conduta social exemplar e é feita a avaliação da aptidão física e mental.
O prefeito enfatiza ainda que são vários passos para uma escola mais segura. “Estamos instituindo o botão do pânico, instalando câmeras de vídeo monitoramento, portão eletrônico com imagem, para poder identificar no hall, são várias ações que contemplam investimentos de cerca de três milhões de reais anualmente”, enfatiza.