Simulado de segurança é realizado no CEI Navegantes
Profissionais da instituição receberam treinamento para possíveis ataques ou incêndio
Nesta quarta-feira, 19, foi realizado um simulado de segurança no Centro de Educação Infantil Navegantes. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação de Rio do Sul, da Guarda Municipal e dos coordenadores de segurança e monitoramento escolar.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
De acordo com a diretora do CEI, Magali Cristina Schon, todos os profissionais da unidade participaram ativamente da simulação, experimentando na prática a ativação do botão de pânico.
“Nós temos dois tipos de grupo aqui, o da manhã e da tarde, são horários diferentes. Hoje de manhã foi feito com o grupo uma estratégia, hoje à tarde nós vamos repetir. Portanto, nós temos hoje o botão do pânico que é um dos objetos que a gente ganhou depois do ataque teve em Blumenau. Assim, começou a se construir o plano de segurança com a Secretaria de Educação e alguns órgãos de segurança. Lógico que precisa ser sempre aprimorado”, conta.
LEIA TAMBÉM
Procedimentos realizados pelos profissionais
A diretora destaca assim os procedimentos realizados pelos profissionais da instituição em um possível ataque.
“Quando é acionado o botão do pânico, que o intuito dele é pra ameaça externa. Por exemplo, está vindo um bandido soa o botão, o barulho é alto, as professoras trancam as portas se estão na sala, se está na rua corre para sala, tranca a porta e esconde, até alguém ir lá e avisar que está tudo certo”, comenta.
Magali explica que na oportunidade, além do simulado contra eventuais ataques na instituição, também foi realizado o treinamento contra incêndio.
“Já aproveitamos também que o coordenador nos auxiliou a fazer o de fogo. Então, hoje nós não temos a sirene do fogo, a gente já pediu para secretaria também uma com som diferente. Ele sai da sala e nós temos o ponto de encontro no refeitório ou parque, se o fogo for refeitório”, relata.
O Centro de Educação Infantil Navegantes, também possui um profissional responsável pela segurança da instituição. Além disso, a diretora destaca que o CEI, recebeu investiu em adaptações para garantir a segurança dos estudantes.
“Temos os coordenadores de segurança que está me auxiliando hoje. Então, ele fica auxiliando na entrada e saída de pais, hoje, ninguém mais entra na escola. Antes, tinha tag, tinha senha, algumas unidades nem tinham um portão eletrônico, hoje, nós temos o vídeo porteiro, então, só ele tem o controle e eu”, finaliza.