Selo Caminhos Sustentáveis busca valorizar propriedades do turismo rural no Alto Vale
Iniciativa da Amavi busca promover práticas ambientais, sociais e de governança nos empreendimentos

O programa Caminhos do Campo, voltado ao turismo rural no Alto Vale do Itajaí, contará com uma nova ferramenta a partir deste ano: o selo Caminhos Sustentáveis. A iniciativa, anunciada pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), pretende valorizar e qualificar as propriedades que integram o projeto. Atualmente, 11 municípios participam do programa, criado em 2019.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Selo avalia sustentabilidade e oferece capacitação
O selo Caminhos Sustentáveis será concedido com base em três pilares: práticas ambientais, sociais e de governança. Conforme a assessora de turismo e cultura da Amavi, Fabiana Dickmann, os empreendimentos receberão um diagnóstico completo para identificar seu estágio de desenvolvimento.
Vamos avaliar em que nível cada um está, com classificação ouro, prata ou bronze. A partir disso, será possível oferecer capacitações específicas para melhorias
explicou.
Avaliação realizada por empresa especializada
Para garantir transparência, a Amavi contratou uma empresa com experiência na área, que será responsável por visitar os empreendimentos e realizar o diagnóstico. Segundo Fabiana, o processo não terá caráter fiscalizatório, mas sim de orientação.
Queremos entender o estágio de cada propriedade e identificar o selo mais adequado para cada uma delas
destacou.
Expectativa é ampliar o programa para mais municípios
Atualmente, cerca de 60 propriedades participam do programa em 11 dos 28 municípios da região. A expectativa da Amavi é expandir programa Caminhos do Campo para mais cidades ao longo de 2025. Para isso, houve a criação de um fluxograma que orienta novos gestores e empreendedores sobre como aderir ao projeto e quais são os papéis de cada envolvido na implantação da proposta.