Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de junho de 2025 Rio do Sul

Santa Catarina atualiza lista de Fauna Ameaçada de Extinção


Por Cristiane Faustino Publicado 31/01/2024 às 15h35
Santa Catarina atualiza lista de Fauna Ameaçada de Extinção
Foto: Raphael Zulianello

As listas de espécies ameaçadas de extinção são ferramentas fundamentais para orientar as estratégias de conservação para reduzir as perdas de biodiversidade. As ações identificam as espécies sob ameaça de extinção em uma região específica, destacando a necessidade de ações emergenciais para preservar sua sobrevivência. Utilizando o método científico de avaliação de risco de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza, essas listas são fundamentais e globalmente reconhecidas.

Em Santa Catarina, uma Resolução de 2011 estabeleceu a Lista Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção do Estado. Neste contexto, 261 espécies foram identificadas como ameaçadas de extinção após a avaliação de 1.900 espécies. Portanto, a resolução exige uma reavaliação a cada cinco anos, coordenada pelo IMA com aprovação do Consema. Assim, 12 anos após sua implementação, a atualização da lista volta a ser priorizada.

Projeto Pró-Espécies

O Projeto Pró-Espécies, em parceria com o IMA, busca consultores para conduzir a atualização da Lista Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção de Santa Catarina. Portanto, esta iniciativa, alinhada aos critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza, visa fortalecer a conservação das espécies ameaçadas.

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies, liderada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, busca a prevenção, conservação e manejo para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de espécies ameaçadas.

Para a consultoria, o período estimado é de março a dezembro de 2024, com propostas sendo aceitas até 15 de fevereiro. O projeto, envolvendo 13 estados brasileiros, visa principalmente, desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. Além disso, prioriza a integração de esforços entre a União e os estados na implementação de políticas públicas, impulsionando iniciativas para preservar pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo e desprovidas de instrumentos de conservação.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store