Rota de Compras impulsiona turismo e produtos regionais do Alto Vale
Iniciativa reúne indústrias e comércio para atrair turistas e fortalecer a economia de Rio do Sul e região
Empresários do Alto Vale do Itajaí lançaram, na terça-feira, 03, o guia Rota de Compras. O produto turístico visa consolidar a região como um destino atraente para o turismo de compras.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Com o apoio de entidades como o Sinfiatec, Vale Azul, Sebrae, juntamente com a Prefeitura de Rio do Sul, o projeto busca impulsionar a economia local, destacando a qualidade dos produtos regionais, especialmente no setor têxtil.
O estado de Santa Catarina que representa 14% do PIB, Rio do Sul está geograficamente no ponto central e a gente precisa saber aproveitar. Com esse projeto, juntamente com o alinhamento com as demais entidades e o Sebrae, faz com que a gente consiga unir essa classe produtiva para que a gente possa estar fazendo com que pessoas que passem por Rio do Sul e os munícipes que estão aqui na cidade de Rio do Sul ou do Alto Vale, tenham essa oportunidade. A principal ação que eu vejo desse projeto é a união da classe produtiva.
comenta Paulo Fiamoncini, secretário de Desenvolvimento Econômico.
O setor têxtil do Alto Vale do Itajaí envolve 14 mil empregos diretos e indiretos. Hemerson May, presidente do Sindicato das Indústrias da Fiação, Tecelagem, Confecção e do Vestuário do Alto Vale do Itajaí (Sinfiatec) e Vale Azul, destaca que o objetivo do projeto é a valorização dos produtos produzidos na região.
Começou com esse projeto, com algumas fábricas de jeans do Rio do Sul, Presidente Nereu e também de Laurentino, para comprar na fábrica mesmo. Comprar e fazer uma visita também, conhecer a própria estrutura da fábrica, na valorização do nosso produto que a gente produz aqui, que às vezes as pessoas nem conhecem, onde tem uma qualidade, onde tem um bom design, onde tem um produto bacana pra ser comercializado.
diz Hemerson May, presidente do Sindicato das Indústrias da Fiação, Tecelagem, Confecção e do Vestuário do Alto Vale do Itajaí (Sinfiatec).
LEIA TAMBÉM:
Guia da Rota ajuda visitantes
Para ajudar os visitantes, foi criado o guia da Rota de Compras. Por meio de um QR Code, disponível no site do Sinfiatec, as pessoas podem acessar o material.
A ideia é que o guia inclua não só estabelecimentos têxteis, mas também outros atrativos turísticos e tradicionais da região.
Existe o QR Code que está dentro do site do Sinfiatec, onde você pode acessar e conferir todo o guia da rota que nós temos planejado. Além dos estabelecimentos, têxteis aqui da nossa cidade, a gente está criando toda uma experiência para o turista que vem visitar. Então, tem outros atrativos de Rio do Sul e região, aquele atrativo como catedral. Em Laurentino as balas de banana Oliveira. Em cada cidade, a gente tentou buscar o máximo possível as indicações dos lugares tradicionais, dos lugares que o turista não pode deixar de conferir quando vier para nossa região.
explica Ana Paula Rosenbrock, analista de negócios do Sebrae.
Suporte do Sebrae
Dessa forma, o Sebrae ofereceu suporte técnico para o desenvolvimento da Rota de Compras. Segundo a gerente regional do Sebrae-SC, seis lojas começaram a parceria, mas a abrangência vai além dessas empresas.
A Monar, a Briggs, a UV Motion, a Zian, a 295 Outlet e a Polo Shopping. Só que essa abrangência vai além dessas empresas. São os empresários que estão dando o pontapé inicial nesse processo, nessa rota. Mas a gente entende que, à medida que as experiências vão acontecendo, as compras vão acontecendo, teremos novos empreendedores e empresários participando conosco.
considera Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae-SC.