Rompimento de adutora causa alagamento e interdição na Rua XV de Novembro, em Rio do Sul
Casan desligou estação para reparos emergenciais e seis municípios do Alto Vale podem ficar sem água

Um rompimento em uma adutora de 350 milímetros causou alagamento, danos materiais e pode deixar cinco municípios do Alto Vale do Itajaí sem água. O incidente ocorreu na manhã desta terça-feira (08), na Rua XV de Novembro, em frente ao colégio Paulo Cordeiro, em Rio do Sul.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A tubulação rompida é a segunda maior em dimensão que abastece o município, e o vazamento foi tão intenso que atingiu dois veículos. Um deles, um Chevrolet Celta, chegou a cair em um buraco aberto pela força da água.
“Quando cheguei, a água já estava na altura do banco. Um rapaz tentou ajudar, mas acabou caindo no buraco, que estava coberto pela água”, contou Silvana, condutora do veículo.
Região pode ter desabastecimento
Devido à gravidade do vazamento, a Casan precisou desligar a Estação de Tratamento de Água (ETA) que atende Rio do Sul, Aurora, Agronômica, Lontras, Laurentino, além da localidade Serra São Miguel, em Ibirama. Assim, parte da população poderá ficar temporariamente sem abastecimento, até que o conserto seja concluído.
O desligamento foi necessário, então, para garantir segurança aos trabalhadores durante o reparo da tubulação danificada. A previsão é de conclusão no período da tarde, com normalização gradativa no período da noite e manhã desta quarta-feira. Para regiões mais distantes a recuperação do fornecimento de água pode ser mais lenta.
Trânsito segue interditado na Rua 15 de Novembro
Além dos impactos no abastecimento, o trânsito na Rua XV de Novembro permanece parcialmente bloqueado para a realização dos serviços de escavação e substituição da adutora. Os motoristas devem usar rotas alternativas e evitar a área próxima ao Paulo Cordeiro.
Casan atua em regime de emergência
O rompimento exigiu uma operação emergencial, com técnicos atuando para conter o vazamento, reparar o trecho afetado e, por fim, restabelecer o abastecimento de água o mais rápido possível. A força da água, portanto, causou prejuízos materiais e exigiu ações imediatas para evitar riscos maiores.