Rio do Sul vai receber reforços de aeronaves e embarcações
Com o aumento rápido do nível dos rios, o tempo de resposta da população foi muito curto. Além disso, parte da população permaneceu em casa e não tiveram mais condições de sair das residências. A situação levou a uma alta demanda de salvamentos e resgates. O diretor de defesa civil de Rio do Sul, Renato Abreu, conta que o município irá receber reforços de aeronaves e embarcações para auxiliar as pessoas isoladas. “O Bombeiro solicitou apoio, está atualmente com 12 barcos atuando nesses resgates. Solicitamos outros meios logísticos que possam ajudar nesses resgates e outros tipos de situações”, comenta.
Já há sinalização de chegada de um helicóptero da Polícia Militar do Paraná, um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal e um helicóptero da Polícia Civil de Criciúma. Com as aeronaves que já estão na cidade, Rio do Sul contará com cinco helicópteros. Também há contato com a Polícia Militar de São Paulo para vir também um helicóptero lá.
Abreu destaca que o suporte deve oferecer melhores condições de dar atendimento à população, principalmente aqueles que estão em situação de isolamento. “O nosso objetivo é resgatar essas pessoas para que elas não sofram nenhum tipo de situação de ferimento ou morte”, destaca.
Além disso, há também a possibilidade de chegada de três ou quatro barcos da Polícia Militar Ambiental e a vinda da cavalaria para fazer o policiamento ostensivo. “Barcos civis também nos sinalizaram que estão vindo para cá. Enfim, toda essa logística nós estamos buscando para que a gente possa dar o melhor atendimento à nossa população”, finaliza.