Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2025 Rio do Sul
  • Amazon DSP – Standard Display – Starter Set – Version A Blue – 970×250 @1x (Billboard) (3)

Rio do Sul terá reforço de 75 profissionais na limpeza urbana

Consórcio vencedor da concessão assume serviço pelos próximos 30 anos no município


Por Giulia Bibow Publicado 24/03/2025 às 10h39
Rio do Sul terá reforço de 75 profissionais na limpeza urbana
Rio do Sul terá reforço de 75 profissionais na limpeza urbana – Foto: Prefeitura de Rio do Sul

A Prefeitura de Rio do Sul anunciou oficialmente o consórcio vencedor para assumir os serviços de coleta de lixo e limpeza urbana da cidade pelos próximos 30 anos. O Riosulense SPE LTDA – formado pelas empresas Ambiental Meio Ambiente, Planalto Resíduos e Saay’s Soluções Ambientais, foi escolhido por licitação e terá um contrato estimado em R$ 77 milhões.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Melhoria na limpeza pública

Conforme divulgado em entrevista coletiva pela administração municipal, a partir de 07 de abril, a limpeza urbana receberá um incremento significativo. Assim, com a contratação de 75 profissionais dedicados exclusivamente a esse serviço. Além da ampliação do efetivo, haverá reforço no uso de equipamentos específicos, garantindo eficiência na varrição, capina, roçada, limpeza de bocas de lobo e pintura de meio-fio.

Desse modo, a equipe da Secretaria de Obras, que conta com um quadro reduzido, irá basicamente cuidar da operação de tapar buraco das avenidas e da limpeza nas áreas não pavimentadas.

De acordo com o prefeito Manoel Arisoli Pereira, a mudança deve resultar em grandes melhorias. “Queremos realizar um trabalho abrangente, não somente no centro, mas também nos bairros, melhorando consideravelmente a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou.

Investimentos previstos

A expectativa é que, durante os 30 anos de concessão, sejam investidos aproximadamente R$ 95 milhões em melhorias. Entre elas, estão previstas novas lixeiras subterrâneas, equipamentos para coleta de resíduos como sofás e a substituição gradual dos atuais contêineres, especialmente aqueles já danificados. 

Cobrança direta pela concessionária

A partir do segundo ano de contrato, a taxa de coleta de lixo, que será transformada em tarifa, será cobrada diretamente pela concessionária. Com valores definidos pela Prefeitura e pelo órgão regulador. Contudo, segundo a administração, a mudança não deve resultar em aumento significativo de custos para a população.

Fiscalização permanente

A fiscalização dos serviços será rigorosa e diária, conforme ressaltou o prefeito. Um engenheiro designado exclusivamente para essa função acompanhará todas as atividades da empresa, garantindo o cumprimento das metas e o padrão exigido no contrato.

Experiência comprovada

Além disso, a Prefeitura visitou operações do consórcio em outras cidades catarinenses, como Joinville, Balneário Camboriú e Itapema, garantindo segurança quanto à qualidade e eficiência dos serviços prestados pelo grupo escolhido.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

1 comentário

  • Fabiano Miguel
    25/03/2025 às 14:51

    Parabéns, acho que isso vai ser muito bom para a nossa cidade.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store