Rio do Sul tem crescimento econômico superior à média estadual e federal

O Produto Interno Bruto (PIB) corresponde ao somatório de todos os produtos finais da economia de uma determinada região, seja ela uma cidade, estado ou país. No início de 2024 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou os dados do PIB em relação ao ano de 2021 de Rio do Sul.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul Paulo Fiamoncini, comenta que a média do município supera as porcentagens em âmbito estadual e federal. “Conseguimos um incremento de 18,44%. Esse é um número bastante significativo perante o estado e a nível nacional. O estado chegou em 4,8% e o nacional a 6,8%. Então, a gente percebe que os empresários da nossa cidade são bastante resilientes, porque no final de 2021 nós tivemos a pandemia. Então, fez com que os empresários pudessem ser cada vez mais empreendedores e pudessem estar utilizando a força do segmento aqui da cidade”, ressalta.
O secretário atribui os bons resultados, a facilidade para que o empreendedor consiga abrir um CNPJ em Rio do Sul. “A gente conseguiu, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ser a cidade que abre uma empresa mais rápida no Brasil. Isso faz com que também várias pessoas resolvam empreender ou pessoas de fora estão empreendendo na cidade. Isso faz com que o PIB também alavanque nesse formato. O empreendedorismo aqui na cidade é muito forte. As pessoas procuram estar atualizadas e isso faz com que a gente seja realmente uma referência em várias áreas. Assim nós somos sempre a capital de oportunidades através do empreendedorismo”, conta.
Paulo destaca alguns indicadores que o IBGE utiliza para contabilizar os dados do PIB. “A gente pode destacar também que os principais eixos que foram em destaque foi a indústria, o serviço e o comércio”, finaliza.