Rio do Sul sobe para o 15° lugar como maior exportadora do estado

Rio do Sul aumentou em 11,63% o volume de exportações em 2023. O balanço aponta que o município subiu para o 15º lugar como maior exportadora do estado. Se comparado ao ano anterior as empresas rio-sulenses elevaram o volume de vendas ao maior patamar dos últimos nove anos na Capital do Alto Vale.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul, Paulo Fiamoncini, o município movimentou cerca de R$ 141 milhões de dólares em exportações. “São 15 milhões de dólares a mais do que o ano que se passou. Então, nós temos uma economia bastante forte, uma economia bastante diversificada. Rio do Sul não vive única e exclusivamente de um eixo de desenvolvimento econômico. Assim, a gente destaca as exportações para os países da Ásia, da América do Sul, da Europa, da América do Norte, Oriente Médio e da África”, conta.
Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e apontam que os produtos mais comercializados foram alimentos, tabaco, máquinas e peças de equipamentos diversos para a indústria. Fiamoncini comenta a importância da colocação do ranking estadual. “Essas empresas que estão exportando, levam o nome da cidade de Rio do Sul para fora, são empresas consolidadas. Portanto, isso faz com que a gente tenha uma qualidade de vida muito melhor, tenha um mindset bem diferente, levando produtos diferenciados. Até porque, para a gente exportar um produto, a gente tem uma competitividade de empresas internacionais e Rio do Sul faz muito bem isso também”, finaliza.
Receba as notícias em primeira mão. Entre em nossa comunidade do WhatsApp.