Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de julho de 2025 Rio do Sul

Rio do Sul registra saldo positivo de empregos formais pelo quarto mês seguido em 2025

Indústria lidera geração de empregos e cidade figura entre as 25 maiores geradoras de vagas em SC


Por GCD Publicado 03/06/2025 às 08h06
saldo-positivo-geração-empregos
No mês de abril, o resultado foi de 215 vagas líquidas, ou seja, a diferença entre contratações e desligamentos. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Pelo quarto mês consecutivo em 2025, o município de Rio do Sul apresentou saldo positivo na geração de empregos formais, conforme dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No mês de abril, o resultado foi de 215 vagas líquidas, ou seja, a diferença entre contratações e desligamentos.

Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

No acumulado do ano até o fim de abril, o município já soma 979 novos postos de trabalho, o que coloca Rio do Sul na 21ª posição entre as cidades que mais geraram empregos em Santa Catarina e na 192ª colocação em nível nacional.

Saldo positivo na geração de empregos: indústria lidera com mais da metade das vagas

Entre os setores da economia, todos registraram crescimento, com destaque para a indústria, responsável por 645 vagas líquidas. Em seguida aparecem os setores de serviços (235 vagas), comércio (52), construção civil (46) e agropecuária (1 vaga).

Atualmente, 32.945 pessoas estão empregadas com carteira assinada em Rio do Sul, o que representa um aumento de 3,5% em comparação com abril de 2024, segundo o Ministério do Trabalho.

Perfil dos trabalhadores contratados

De acordo com o Caged, a indústria também lidera na geração de vagas por ocupação, com funções ligadas à produção industrial ocupando o primeiro lugar. Logo após, vêm as áreas de comércio e serviços, técnicos de nível médio e funções administrativas.

O perfil dos trabalhadores contratados aponta que a maior parte possui ensino médio completo, somando 3.707 admissões. Já a faixa etária predominante é de 18 a 24 anos, com 2.256 contratações, seguida por trabalhadores entre 30 e 39 anos (1.840). A distribuição por gênero é equilibrada, com 3.924 mulheres e 3.762 homens contratados até o fim de abril.

Ritmo de crescimento é puxado por jovens e setor produtivo

Os dados do Caged reforçam a tendência de crescimento consistente no mercado formal de Rio do Sul, impulsionada principalmente pela indústria local e pela inserção de jovens com ensino médio completo. O desempenho coloca o município em posição de destaque entre os principais polos empregadores do Alto Vale em 2025.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store