Rio do Sul registra diversas ruas com alagamentos após chuvas de quinta-feira

O município de Rio do Sul amanheceu nesta quinta-feira, 18, com vários pontos de alagamento devido ao alto volume de chuva e com algumas redes entupidas comprometendo a capacidade de escoamento. Da madrugada até a manhã desta quinta o acúmulo de chuva chegou a cerca de 68 milímetros. Diversos pontos de Rio do Sul registraram alagamentos, como é o caso da Alameda Bela Aliança, Bulcão Viana, Júlio Nau, Rua Ipê, entre outras.
O Secretário de Obras, Charlis Zandonai comenta a situação das vias. “Na rua Júlio Nau, vai ser toda refeita a drenagem. Além disso, na Alameda Bela Aliança e Vulcão Viana, em virtude das cheias ainda existe boca de lobo entupida. Estamos com problema na Emílio Trevisan, no bairro da Barra Itoupava. Também na marginal da BR-470, dias atrás, ficou o mesmo buraco aberto”, conta.
Moradores relatam problemas
Analise Heinz, moradora da rua Júlio Nau no bairro Bremer, que está passando por obras de pavimentação, comenta que a água inundou o terreno da sua residência. “Ninguém conversou nada com a gente aqui. Essa empreiteira tem duas obras, então tem que trabalhar um pouco em uma, um pouco em outra, para atender as duas, mas também não é certo. Quem paga é a gente aqui. Antes já entrava água, mas a água ia embora logo depois. E agora uma chuvinha leve, ela entra e não escorre mais para fora”, ressalta.
O morador Gilson da Silva da rua Ipê, do bairro Pamplona – Jardim Alexsander, comenta que embaixo da sua garagem passa uma tubulação e que em novembro durante as cheias ela estourou e basta uma chuva para alagar seu terreno. “Embaixo do meu terreno, passa uma tubulação da rua, que vem de uma grota e ela estourou. Já é a terceira vez, toda vez que chove, entra água dentro de casa. No princípio, a gente já tinha chamado a Defesa Civil no acontecimento de 16 de novembro de 2023. E, parece que já foi aprovado um projeto para fazer esse reparo, só que até então a Prefeitura não fez nada”, relata.
Zandonai ressalta que nesta sexta-feira, 19, equipes estarão no local trabalhando. “Estive lá junto com a Defesa Civil. O operador de máquina, ele vai estar na rua fazendo uma intervenção, onde ele deve estar destruindo a passagem que a gente acha que vai solucionar”, finaliza.
Por fim, emergências devem ser informadas pelo telefone 199 da Defesa Civil ou pelo (47) 3521-2444.