Rio do Sul registra a primeira enchente em 2024
A Defesa Civil Municipal estima que o volume de chuva acumulado entre sexta-feira e sábado deve alcançar 200 milímetros
Primeira enchente de 2024, é registrada neste sábado, 18, em Rio do Sul. Às 18h o rio Itajaí-Açu atingiu o nível de 7,13 metros, conforme o sensor na ponte Dom Tito Buss, entre os bairros Canta Galo e Jardim América.
Desde a manhã, várias ruas de Rio do Sul já estavam alagadas devido às enxurradas e à chuva intensa. Assim, elevação contínua do rio é resultado das chuvas em toda a região do Alto Vale. A Defesa Civil Municipal estima que o volume de chuva acumulado entre sexta-feira e sábado deve alcançar 200 milímetros, superando as previsões iniciais. Desse modo, até as 18h deste sábado, 18, já haviam sido registrados aproximadamente 157 milímetros.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Assim, os bairros mais afetados pelos alagamentos até o momento são Santa Rita, Canoas, Bela Aliança e Taboão. Porém, devido à elevação do rio durante a madrugada mais áreas podem sofrer alagamentos. A cota de inundação é de 8,5 metros e a de atenção é de 9,5 metros.
Há seis abrigos na cidade
– Salão da igreja da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Taboão
– Salão da paróquia da comunidade São Sebastião, no Bela Aliança
-Sociedade Atiradores, no bairro Progresso
– Salão da comunidade evangélica Luterana, no bairro Bela Aliança
– Sede do Lions Clube, no bairro Progresso
– Salão da comunidade São José Operário, no bairro Laranjeiras
LEIA TAMBÉM
- Defesa Civil de Rio do Sul alerta para possível enchente
- Confira a previsão do tempo: Sábado de chuva intensa e riscos de enchente no Alto Vale
Possibilidade para deslizamentos
Em Rio do Sul, existe a possibilidade de deslizamentos, queda de árvores, muros ou rachaduras em terrenos em virtude da chuva constante na cidade. Portanto, caso ocorra alguma dessas ocorrências, é importante informar a Defesa Civil pelo telefone 199 e, se necessário, sair imediatamente do local.