Rio do Sul recolhe 1.200 pneus em ação de combate à dengue e descarte ambiental
Campanha estadual teve apoio de agentes de endemias e reforça prevenção ao Aedes aegypti

Rio do Sul participou da Campanha de Recolhimento de Pneus Inservíveis de 2025, promovida pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da entidade gestora Reciclanip, dentro do programa Penso, Logo Destino (PLD). A iniciativa de descarte ambiental no município foi coordenada pela Diretoria de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, que viabilizou a destinação correta de 1.200 pneus recolhidos em sete borracharias locais.
Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Desse modo, o objetivo principal foi contribuir com o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio da eliminação de possíveis criadouros.
Descarte ambiental: ação envolveu agentes e apoio comunitário
O recolhimento contou com o apoio dos Agentes de Combate às Endemias, responsáveis pela identificação e coleta dos materiais. Os profissionais reforçam o trabalho de vigilância em saúde. Um morador do bairro Bela Aliança cedeu um galpão para armazenamento temporário dos pneus. O local serviu como ponto de apoio até a coleta final, no dia 30 de maio. A empresa Reciclanip realiza a destinação ambientalmente adequada do material.
Prevenção à dengue e impacto ambiental
Conforme o diretor de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Rio do Sul, Cássio Moraes de Oliveira, a campanha vai além da retirada de resíduos.
A destinação correta dos pneus evita a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e contribui diretamente para o controle de doenças como a dengue, além de reduzir impactos ambientais
afirma.
Campanha segue diretrizes nacionais
A iniciativa segue os princípios estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010). A ação faz parte de uma estratégia estadual de prevenção e controle de zoonoses, reunindo esforços de secretarias municipais e estaduais, fundações ambientais, cooperativas recicladoras e da sociedade civil.
Além de Rio do Sul, diversos municípios de Santa Catarina participaram da campanha. Desse modo, a busca também conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de pneus inservíveis.