Rio do Sul realiza Conferência Municipal das Cidades nesta segunda-feira
Evento discute desenvolvimento urbano com participação popular e definição de propostas para etapas estadual e federal

A Prefeitura de Rio do Sul realiza nesta segunda-feira (12), até às 21h, a primeira edição da Conferência Municipal das Cidades. O evento acontece no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC), no bairro Jardim América, e procura promover a participação da sociedade na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento urbano.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Assim, a conferência é uma etapa local da 6ª Conferência Nacional das Cidades, convocada pelo Ministério das Cidades. O tema central é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
Durante a programação, os participantes discutem temas como habitação, mobilidade urbana, assim como, meio ambiente, saneamento básico, uso do solo e inclusão social. Conforme o diretor-executivo de planejamento da Secretaria de Infraestrutura, Luiz Antônio Zucco, cada eixo temático é apresentado por técnicos da prefeitura ou convidados externos, com o objetivo de preparar os participantes para sugerirem propostas concretas que possam se transformar em políticas públicas.
Zucco explica que, após os debates, os participantes se dividem em grupos de trabalho, nos quais elaboram propostas para votação em plenárias. As mais relevantes serão levadas para a etapa estadual, prevista para agosto, e posteriormente para a conferência nacional, em outubro, em Brasília.
Essas propostas são avaliadas nos níveis municipal e estadual e, se aprovadas a nível federal, podem dar origem a políticas públicas que permitam aos municípios captar recursos e atuar nos pontos levantados pela própria comunidade
destacou.
A conferência também prevê a eleição dos delegados que representarão o Rio do Sul nas próximas fases. Desse modo, os interessados em participar como delegados precisam estar vinculados a entidades representativas, como movimentos populares, sindicatos, setor empresarial, conselhos profissionais, ONGs ou órgãos públicos. Por fim, as inscrições são gratuitas e estão abertas para qualquer cidadão com mais de 18 anos.
Programação da Conferência Municipal das Cidades
- 12h30 às 18h – Credenciamento e recepção
- 13h – Abertura oficial
- 13h15 – Aprovação do Regimento Interno
- 13h30 – Apresentação do tema
- 14h – Painéis temáticos
- 17h – Inscrição de candidatos a delegados
- 17h15 – Grupos de trabalho: debates e propostas
- 18h15 – Café disponível (sem interrupção dos trabalhos)
- 19h30 – Plenária final: consolidação das propostas
- 20h30 – Eleição dos delegados
- 21h – Encerramento
Ouça a fala de Luiz Antônio Zucco sobre o evento: