Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024 Rio do Sul
  • REF1_Unimed AV_Banner_Portal_GCD_BannerDesk (3) (1)

Rio do Sul pode ter polo para oferta de cursos para alunos do ensino médio


Por Cristiane Faustino Publicado 27/02/2024 às 14h34
Rio do Sul pode ter polo para oferta de cursos para alunos do ensino médio
Foto: Marco Favero / Secom

Na área de abrangência da Coordenadoria Regional de Educação de Rio do Sul, cerca de 100 alunos se inscreveram para participar do programa Catarinense Técnico (CaTec). A iniciativa visa capacitar os alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Há a possibilidade de criação de um polo para a oferta de algumas capacitações. 

No início do ano, o Governo de Santa Catarina lançou o programa CaTec, que visa capacitar os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual. A supervisora de educação da Regional de Rio do Sul, Maristela Regueira, explica que os alunos terão a oportunidade de concluir o ensino médio e possuir uma capacitação para o mercado de trabalho. “O nosso aluno faz a formação geral básica na escola, mas não sai com diploma para o mercado de trabalho. E, com esses cursos técnicos, ele tem essa possibilidade de estar qualificado”, ressalta. 

Contraturno escolar

Os cursos ofertados são gratuitos e poderão ser realizados no contraturno escolar. Além disso, a organização oferecerá alimentação e transporte. Maristela comenta que os alunos da 2ª série terão a oportunidade de realizar dois cursos técnicos até a finalização do ensino médio. “O aluno que está na 2ª série pode fazer o curso deste ano e mais outro curso o ano que vem. Então, ele pode terminar o ensino médio com dois cursos técnicos. Já o aluno que está no terceiro ano, vai ter a oportunidade de fazer um curso técnico”, informa.

Contudo, cada unidade escolar escolheu os cursos que melhor se adaptam à região. Ao todo, o governo ofereceu dez opções. A supervisora detalha que foram solicitadas capacitações em administração, vendas, marketing, contabilidade, recursos humanos e transações imobiliárias para as escolas da coordenadoria regional de Rio do Sul.

Por fim, cerca de 100 alunos interessados concluíram as inscrições para os cursos técnicos na semana passada. Para a abertura de turmas, é necessário ter no mínimo 25 alunos. A coordenadoria avalia a criação de um polo em Rio do Sul, caso não haja abertura de determinada capacitação em algumas escolas. 

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store