Rio do Sul pode ter polo para oferta de cursos para alunos do ensino médio
Na área de abrangência da Coordenadoria Regional de Educação de Rio do Sul, cerca de 100 alunos se inscreveram para participar do programa Catarinense Técnico (CaTec). A iniciativa visa capacitar os alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Há a possibilidade de criação de um polo para a oferta de algumas capacitações.
No início do ano, o Governo de Santa Catarina lançou o programa CaTec, que visa capacitar os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual. A supervisora de educação da Regional de Rio do Sul, Maristela Regueira, explica que os alunos terão a oportunidade de concluir o ensino médio e possuir uma capacitação para o mercado de trabalho. “O nosso aluno faz a formação geral básica na escola, mas não sai com diploma para o mercado de trabalho. E, com esses cursos técnicos, ele tem essa possibilidade de estar qualificado”, ressalta.
Contraturno escolar
Os cursos ofertados são gratuitos e poderão ser realizados no contraturno escolar. Além disso, a organização oferecerá alimentação e transporte. Maristela comenta que os alunos da 2ª série terão a oportunidade de realizar dois cursos técnicos até a finalização do ensino médio. “O aluno que está na 2ª série pode fazer o curso deste ano e mais outro curso o ano que vem. Então, ele pode terminar o ensino médio com dois cursos técnicos. Já o aluno que está no terceiro ano, vai ter a oportunidade de fazer um curso técnico”, informa.
Contudo, cada unidade escolar escolheu os cursos que melhor se adaptam à região. Ao todo, o governo ofereceu dez opções. A supervisora detalha que foram solicitadas capacitações em administração, vendas, marketing, contabilidade, recursos humanos e transações imobiliárias para as escolas da coordenadoria regional de Rio do Sul.
Por fim, cerca de 100 alunos interessados concluíram as inscrições para os cursos técnicos na semana passada. Para a abertura de turmas, é necessário ter no mínimo 25 alunos. A coordenadoria avalia a criação de um polo em Rio do Sul, caso não haja abertura de determinada capacitação em algumas escolas.