Rio do Sul participa de simulado estadual de gestão de desastres
Na capital do Alto Vale, exercício será em formato de mesa, com foco na capacitação do secretariado municipal

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil promove, no fim de semana, o primeiro simulado geral de gestão de desastres em Santa Catarina. O Estado convidou cada município a participar de forma individualizada, de acordo com sua realidade. Em Rio do Sul, o simulado acontecerá no formato de mesa, voltado à capacitação de agentes públicos e secretários municipais.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
O objetivo é fortalecer os procedimentos de resposta em situações adversas, como enchentes e outros desastres naturais. Segundo o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Marcos Renato Holler, o exercício permitirá que os participantes compreendam melhor as etapas formais de gestão de crises e desenvolvam ações específicas em cada secretaria.
O município de Rio do Sul se inscreveu a esse simulado de forma com um simulado de mesa. Queremos proporcionar aos agentes públicos responsáveis na gestão de um evento o reconhecimento de procedimentos e toda a formalização de etapas que existem. […] Esse momento de reflexão do secretariado, buscando o que cada pasta está envolvida e de que forma ele atua, poderá fazer um checklist e trazer até um plano de contingência próprio à sua pasta
disse Holler.
Holler explica que o simulado segue um roteiro oficial definido pela secretaria estadual, com ações como a abertura de plano de assistência, assim como, solicitação de itens de ajuda humanitária. A ideia é garantir que, diante de um evento real, o município esteja preparado para agir com agilidade.
Existem momentos que teremos que fazer o plano de assistência, fazer a solicitação de itens de assistência humanitária, tudo isso no seu devido tempo e da forma correta. Se assim não for, a população também ficaria desabastecida. […] Futuramente, pode haver a possibilidade também de fazer com que esse treinamento se estenda à população
explicou o coordenador municipal.
A intenção, de acordo com o coordenador, é que em um segundo momento, o treinamento possa envolver diretamente os moradores. Desse modo, com ações localizadas em bairros mais vulneráveis, como Barragem e Bela Aliança.
Ouça abaixo a fala da Defesa Civil sobre o simulado geral de gestão de desastres: